27/03/2015 às 09h25min - Atualizada em 27/03/2015 às 09h25min

Laboratório da Santa Casa é inaugurado

Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: Rafael Barbosa

O laboratório de análises clínicas da Santa Casa de São Roque foi inaugurado dentro das instalações do hospital, em uma cerimônia realizada no dia 20 de março e que contou com a participação de diversas autoridades.

A Santa Casa se encontrava sem um laboratório de análises desde dezembro de 2014, quando as últimas dependências laboratoriais foram fechadas por não atenderem os requisitos mínimos para a realização de procedimentos deste porte. Assim, desde o início do ano o hospital foi obrigado a terceirizar este procedimento, resultando em um tempo de espera de três a seis horas e que poderia ser estendido dependendo da complexidade do exame e do laboratório para onde as amostras eram encaminhadas.

Esta situação, que já foi abordada em reportagens do Jornal da Economia gerava grandes problemas para os profissionais do hospital e principalmente para os pacientes, que eram obrigados a esperar horas para dar prosseguimento aos seus tratamentos.

Problemas que prometem ficar no passado graças as novas instalações, que trazem equipamentos de ponta e que devem melhorar substancialmente o tempo de espera dos pacientes da Santa Casa. “Esta é uma das primeiras conquistas desta nova gestão (do hospital), que tem procurado estruturar os serviços médicos e de apoio da instituição. O laboratório é uma peça fundamental para o diagnóstico, que guia as decisões da equipe médica”, afirma o Interventor da Santa Casa, Sidney Muniz.

Segundo o interventor, o novo laboratório tem capacidade para a realização de aproximadamente 300 mil exames por mês, que vai muito além da demanda do município e que permite que o laboratório abasteça não apenas a Santa Casa, mas também a rede de saúde de São Roque, privada ou pública. Devido a tecnologia dos aparelhos, a equipe responsável pelos exames garante que o tempo de espera dos resultados será drasticamente reduzido. “Existem exames mais rápidos, como o de urina, que podem ser liberados de 30 minutos a uma hora, mas exames mais complexos terão seus resultados em aproximadamente duas horas”, afirma a Biomédica responsável pelo laboratório, Dra. Jackeline Camargo.

Segundo diretor de Saúde de São Roque, Dr. Sandro Rizz, o impacto do novo laboratório na saúde de São Roque será significativo, não apenas por conta da rapidez na entrega dos resultados, mas também na confiabilidade dos mesmos. “Hoje estamos com máquinas de primeira linha, de alta tecnologia e não precisamos desconfiar dos resultados cedidos por elas”, afirma.

 “Uma instituição como a Santa Casa, receber um laboratório dentro das suas instalações apenas 9 meses depois de um processo de intervenção, é um motivo de comemoração. Ele dará muito mais agilidade e eficácia na realização de exames, especialmente os relacionados ao Pronto Socorro”, afirma o Prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.