20/03/2015 às 16h35min - Atualizada em 27/03/2015 às 10h35min

Cartão do Cidadão de São Roque será lançado em abril

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

A Prefeitura de São Roque se prepara para lançar no mês de abril o Cartão Cidadão. A iniciativa visa centralizar, em um primeiro momento, todas as informações médicas a respeito dos pacientes que residam em São Roque, já que através do seu código será possível acessar rapidamente, o histórico do paciente. “Ele terá todas as informações relacionadas a saúde de cada usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) do nosso município”, afirmou o Prefeito de São Roque Daniel de Oliveira Costa, em entrevista exclusiva ao Jornal da Economia sobre a ação.

Segundo a administração municipal, com o cartão os sistemas utilizados pela Santa Casa e pelos Postos de Saúde passam a estar conectados de forma mais eficiente, fazendo com que o paciente somente tenha que buscar a Santa Casa quando realmente necessário. Segundo o Prefeito Daniel, é muito comum que pacientes busquem atendimento nos centros e saúde e nos hospitais, algo que não deve mais acontecer, pois os dois centros terão acesso a ficha do pacientes através de um sistema único. Os dados informarão as datas de atendimentos, os medicamentos prescritos, se a pessoa esta se utilizando do tratamento indicado e se o mesmo deve ou não ser feito com acompanhamento no Posto de Saúde.

Informações que, segundo o Diretor de Saúde de São Roque, Sandro Rizzi, apenas contribuem para o atendimento do paciente. “Como este cartão possibilita, via a utilização de um software único, que tenhamos informações do paciente, isto irá melhorar o atendimento dele, pois o médico terá condições de saber todo o histórico pregresso da pessoa”, comenta.

Segundo o Interventor da Santa Casa, Sidney Muniz o Cartão Cidadão é relacionado ao SUS e não está incorporado a convênios como o Santa Casa Saúde ou outras operadoras. “É um projeto da Prefeitura que visa integrar toda a saúde do município através deste prontuário único do paciente, que avançara no futuro para ser totalmente digital, evitando o desperdício não apenas de papel, mas também a perda de informação”, completa.

O Diretor de Saúde também afirma que os dados do cartão correspondem a um número base de todo o sistema nacional de saúde, o que significa que caso o morador de São Roque tenha que passar por um hospital em outro município, estes podem acessar seu histórico também através do cartão. Claro, isso só será possível se o município também tiver o software correspondente, o que deve se tornar viável no futuro já que, segundo o médico, o Ministério da Saúde tem a intenção de interligar os sistema de saúde do país.

Embora seja implantado inicialmente apenas no setor de saúde, a Prefeitura tem planos para que no futuro o cartão também possa beneficiar o cidadão em outras esferas sociais, como projetos sociais. “Ele será um cadastro público de cada cidadão, que poderá ser usado em qualquer segmento”, afirma o Prefeito Daniel.

O Cartão será lançado oficialmente no dia 06 de julho, no novo Posto de Saúde do Villagio Emilia, na entrada do bairro Vila Amaral, onde o será feita a entrega dos cartões para alguns cidadãos que são atendidos pelos sistema PSFs (Programa Saúde da Família). Os moradores dos bairros atendidos pelo Saúde da Família serão os primeiros a receberem o cartão, que posteriormente deve se estender para toda a cidade, sempre dando precedência aos grupos prioritários: gestantes, crianças e idosos.

 “É um motivo de comemoração para o nosso governo. Hoje estamos a frente deste projeto, mas amanhã seremos os cidadãos que estarão utilizando os serviços desta rede de saúde” finaliza Daniel .

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.