20/03/2015 às 09h57min - Atualizada em 20/03/2015 às 09h57min

Curso de Administração daFederal de São Roque realiza Aula Magna

Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Fábio Stefani da Silva
Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Fábio Stefani da Silva

Na primeira semana de março, o curso de Administração da Federal de São Roque, coordenado pelo prof. Dr. José Hamilton Maturano Cipolla, realizou a sua Aula Magna. A palestra, intitulada “?Sustentabilidade e a cadeia de valor: do insumo ao consumidor (incluindo o pós-consumo)”, foi proferida pela profa. Dra. Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias (USP).

Com vasta experiência na área, a profa. Sylmarapossui graduação em Administração pela (PUC-MG), graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais, mestrado em Administração pela USP, doutorado em Ciência Ambiental também pela USP e um segundo doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Além disso, tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Socioambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, ?discursos e práticas organizacionais, responsabilidade socioambiental e negócios socioambientais. Atualmente é ?secretária executiva da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade? (ANPPAS)?.

No desenvolvimento da palestra, a profa. Sylmara ressaltou a necessidade de construir um novo modelo de conviver com a Terra para se evitar o stress ambiental em contrapartida ao consumo em massa. Trouxe informações importantes, inclusive quanto ao desconhecimento sobre o papel reciclado. “Não é possível afirmar que o papel reciclado causa menos impacto ambiental que o novo, pois a necessidade de tratamento ao material reciclado exige um uso mais intenso de produtos químicos”, afirmou.

Mensurou os descartes de garrafas pets, sacos plásticos, copos descartáveis, os lixões, os desperdícios nas cadeias produtivas, mostrando a importância dos novos administradores refletirem sobre a melhor utilizaçãodos recursos escassos. Destacou ainda que se na natureza nada se perde e tudo se transforma, gerar lixo é desperdiçar dinheiro, sendo que esse pode ser utilizado até mesmo como massa para gerar energia.

A palestra contou com atenta e participativa plateia formada pelos alunos e professores do Campus São Roque. No final, a profa. Sylmara foi agraciada com produtos locais da Bella Quinta Vinhos Finos, enviados pelos empresários Gustavo Camargo Borges e Bruna Reviglio.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.