18/03/2015 às 09h14min - Atualizada em 18/03/2015 às 09h14min

Instituto Noa lança projeto “Muito Mais” para capacitar estudantes de jornalismo

Alunos da Uniso, Esamc e Ceunsp vão contar com a orientação de jornalistas experientes na elaboração de pautas relacionadas ao desenvolvimento social de crianças e adolescentes.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Quando ingressa em seu curso, a maioria dos estudantes de jornalismo – senão todos eles – espera poder contribuir para transformar o mundo em um lugar melhor. Agora, será oferecida a eles uma oportunidade para que este sonho transcenda os muros da instituição de ensino – e que eles mostrem que podem fazer muito mais pela sociedade. O Instituto Noa (I-Noa) acaba de lançar o projeto “Muito Mais”, direcionado a estudantes de jornalismo que queiram se aperfeiçoar em reportagens voltadas para o desenvolvimento social de crianças e adolescentes.

O objetivo, nesta fase inicial, é transformar o I-Noa em uma “Agência de Notícias”, que alimentará os veículos impressos de Sorocaba e região com matérias que, além de informativas, incentivem a uma reflexão sobre a atuação da sociedade na promoção do bem-estar social.

Para este primeiro ciclo, o I-Noa elegeu quatro temas: Obesidade Infantil, Incentivo ao Parto Normal, Drogas e Sexualidade (voltados para o público jovem). Cada estudante terá como tutor um jornalista profissional, que o auxiliará na escolha das pautas, na busca pelas melhores fontes e na revisão dos textos. “A forma de fazer comunicação mudou e hoje o jornalista pode desempenhar um papel social muito mais efetivo, que é o de levar informações que ajudem a melhorar a vida das pessoas, o relacionamento familiar, a educação dos filhos, por exemplo. O objetivo do I-Noa com este projeto é o de despertar essa consciência de que todo mundo pode fazer ‘muito mais’ pela sociedade e pelo Brasil”, conta a jornalista Lucy De Miguel, presidente do I-Noa.

“O Instituto pretende promover a conexão entre estudantes, jornalistas e veículos, descobrir os novos talentos e capacitar os alunos de jornalismo para que saiam mais preparados para o mercado de trabalho e com uma visão mais aberta, de que o profissional de comunicação pode – e deve – contribuir imensamente para o desenvolvimento social, já que é formador de opinião”, explica Maysa Mazzon, coordenadora do projeto Muito Mais.

O I-Noa já firmou parceria com as coordenações dos cursos de jornalismo das faculdades Uniso, Esamc e Ceunsp, e também com a Associação Sorocabana de Imprensa (ASI). Agora está em contato com os veículos de comunicação de Sorocaba e região para firmar as parcerias para a divulgação das matérias produzidas pelos estudantes. Os jornalistas profissionais que desejam atuar como orientadores, podem se inscrever no site do I-Noa. O projeto será executado entre abril e junho deste ano.  Mais informações podem ser obtidas no www.institutonoa.org.br.

Sobre o Instituto Noa

O I-Noa é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, localizado na cidade de Sorocaba (SP). Tem como objetivo promover uma transformação positiva na sociedade por meio da informação e da conexão entre comunicadores e veículos para a promoção do bem comum. Fundado pela jornalista e doutora em Ciências da Informação, Lucy De Miguel, a organização visa a articulação dos meios de comunicação para que se mobilizem na disseminação de informações que ajudem a construir uma sociedade melhor.

Informações:

Instituto Noa – I-Noa
Rua Braz Laino, 305 – sala 1 – Jd. Emília – Sorocaba- SP
Fone: 15 3221-1987
www.institutonoa.org.br

email: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.