27/02/2015 às 15h57min - Atualizada em 27/02/2015 às 15h57min

Operação Limpa Trecho em Cotia é referência nas cidades vizinhas

Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Quel Moraes
Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Quel Moraes

A Operação Limpa Trecho – medida que visa retirar os veículos abandonados das vias públicas de Cotia, tem sido referência nas cidades vizinhas. Só nos dois primeiros meses de operação, que teve início em 1º de agosto de 2013, foram removidos 405 carros. De lá pra cá, mais de 500 foram encaminhados ao Pátio de recolhimento e cerca de 1.500 retirados pelos proprietários.

A medida tem dado tão certo que o secretário de Transportes e Trânsito, Silvio Leme, recebeu ligações de secretários das cidades vizinhas para conhecer os procedimentos da operação e usar como modelo para iniciar o projeto em suas respectivas cidades.

A operação limpa trecho foi criada a partir da necessidade em priorizar a saúde pública, já que a maioria dos veículos abandonados nas vias estava com acumulo de água, contribuindo com o foco do mosquito transmissor da dengue. Outro ponto decisivo foi reforçar a segurança na cidade, uma vez que pessoas dormiam ou se escondiam nos carros. Além disso, como os veículos são deixados em cima das calçadas, muitas vezes impede o trabalho de limpeza nas ruas.  

A equipe que integra essa ação tem como tarefa averiguar a denúncia do munícipe no local e notificar o proprietário, que tem cinco dias para retirar o veículo da rua. Caso o pedido não seja atendido, quando os agentes retornam ao local, o veículo é guinchado e levado para o Pátio. Ainda assim, o proprietário tem 3 meses para tomar as providências; caso nada seja feito, o carro é leiloado.

O secretário destaca que muitos veículos estão sendo abandonados por seus donos e que vai ampliar a medida para inibir essa ação. “Eles deixam o carro simplesmente porque não o querem mais. Portanto, estamos estudando uma maneira de adotar multas de valor maior quando for comprovado que o proprietário fez isso”.

Comprovado pelos números, o secretário destaca, que a maioria das pessoas acionadas através da notificação têm atendido ao pedido da Secretaria.

O munícipe tem um canal direto com a Secretaria de Transportes e Trânsito para denunciar e solicitar o recolhimento de veículos abandonados, através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 4243-1215.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.