24/02/2015 às 16h00min - Atualizada em 24/02/2015 às 16h00min

Diretores de escola debatem reestruturação do Pronatec

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

No final de janeiro, diretores de 74 escolas da rede de ensino estadual fizeram uma reunião de trabalho em conjunto com a Coordenação Geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no estado do Alagoas.

Na reunião também foram passadas as informações sobre as mudanças que devem ser realizadas no programa, que começa a passar por uma reestruração, de acordo com Luciano Barbosa, secretário de Estado da Educação. O principal objetivo das mudanças é fortalecer as escolas já a partir de um primeiro contato com os diretores.

 

Metas para o programa

De acordo com informações divulgadas no evento pelo secretário de Estado da Educação, a meta da Secretaria é capacitar cerca de 17 mil alunos com os cursos técnicos do Pronatec em 2015. Porém, essa oferta de vagas deverá depender principalmente do Ministério da Educação (MEC).

Já existem cerca de 7,5 mil alunos matriculados em cursos do Pronatec e, ainda em 2015, estão agendadas mais duas pactuações com o Ministério da Educação, uma em março e outra em agosto, com as quais deverão ser acertadas pelo menos mais 10 mil vagas a serem ofertadas para o Programa.

 

Oferta de cursos

No total, o Programa do Governo Federal oferece cerca de 11 eixos temáticos para 233 cursos ofertados, sendo que 44 desse total são de curta duração (FIC) e 189 de média duração (cursos técnicos).

Os eixos contemplam diversos segmentos profissionalizantes, como gestão e negócio, turismo, hospitalidade de lazer, produção alimentícia (como padeiro e pizzaiolo), recursos naturais, infraestrutura e logística, produção cultural e design, informação e comunicação e muito mais. De 2011 até o ano passado já foram realizadas cerca de 8 milhões de matrículas no Programa, unindo os cursos técnicos e os de formação inicial continuada, mais comuns em universidades que aderiram ao Pronatec.


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