19/02/2015 às 09h56min - Atualizada em 19/02/2015 às 09h56min

Alunos do CEUNSP doam kits educacionais de energia alternativa para escola estadual

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Universitários da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (FEA) do CEUNSP realizaram a doação de 14 kits para a construção de protótipos de veículos movidos a energia alternativa. O material foi repassado para a Escola Estadual Mirinha Tonello, de Salto, e será usado nas aulas de Física e Matemática do Ensino Médio.

A entrega aconteceu  no último dia 12, com a presença da diretora da escola, Marilda de Arruda Marcom Quarcioni, e dos professores Odila Aparecida Teixeira e Fernando Pereira de Carvalho. Participaram os coordenadores de curso, Scheila Guedes Garcez, Kleber Betini e Marcelo Dalla Vecchia, o professor Douglas Fontana e alunos das engenharias de Produção, Ambiental e Sanitária, Mecatrônica e Elétrica e de Gestão da Produção Industrial.

Os kits são para construção de carros movidos a energia solar e eólica, água e hidrogênio, sendo que alguns são guiados por controle remoto. "Com estes kits nossos alunos poderão estudar teoria e prática do que vemos na matemática e na física", disse o professor Fernando Carvalho.

O material foi utilizado pelos universitários não apenas para o estudo da mecânica, eletrônica e do consumo e desempenho de energias alternativas, mas também para o desenvolvimento de um outro trabalho no ano passado, a criação de uma empresa que fabricasse esses produtos, indo do projeto civil em AutoCAD, passando pelo layout das máquinas até a contratação de pessoal para a produção dos kits.  "Foi um trabalho muito amplo e com vários desdobramentos, que envolveu mais de 260 alunos, exigindo, além do conhecimento, muita organização e trabalho em equipe", comenta o professor Douglas Fontana.

O professor Marcelo Dalla Vecchia destacou que o aprendizado foi além do conteúdo de sala de aula. "Temos que proporcionar aos mais jovens a oportunidade de descobrir novas formas de explorar a ciência", afirmou durante a entrega dos kits.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.