30/01/2015 às 09h44min - Atualizada em 30/01/2015 às 09h44min

Gente de Expressão - João Eduardo Lacerda Sabino

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

São Roque é uma cidade que cresceu muito através dos anos e embora nós que moramos aqui estejamos acostumados a contemplar suas novidades, são poucas as oportunidades que temos em conhecer aqueles que são responsáveis por muitas delas. João Eduardo Lacerda Sabino, 58 anos, empresário e arquiteto foi convidado pelo JE para a coluna Gente de Expressão desta semana e  é uma destas pessoas.

Sabino chegou a São Roque em 1980, em uma época onde o acesso a cidade se dava apenas pela Rodovia Raposo Tavares. Natural de São Paulo, o arquiteto buscava um lugar onde pudesse criar uma família com mais qualidade de vida.“Vim para o interior porque a família do meu pai já era de Minas Gerais, então estava acostumado com este clima interiorano e nunca me acostumei muito ao ambiente da capital”, comenta ao lembrar da época.

Lembrando de sua chegada a cidade, ele conta com carinho dos momentos iniciais de seu primeiro escritório de arquitetura, na Santa Cruz, quando lixava e limpava o chão que suportaria sua prancheta, que ele mesmo se encarregou de montar. Mas a recordação mais carinhosa que tem daquela época foi da recepção calorosa que recebeu da família Castro, ao chegar em São Roque.

“Logo quando cheguei aqui, os pais do Castro me receberam com muito carinho e me trataram como se fosse filho deles. Eu não era apenas sócio do Castro, era também filho do seu Francisco e da dona Esterina”. A recepção rendeu uma sociedade com João Carlos de Castro que durou muitos anos, criando uma marca tão forte que ainda hoje está na cabeça do são-roquense mesmo que a sociedade tenha acabado com o tempo. “Todo mundo me chama ainda de Castro e Sabino. Mas tudo bem, ele sempre foi um amigo e uma pessoa querida”, brinca.

Hoje, 35 anos depois de se estabelecer na região e com seu  próprio escritório de arquitetura e construção, pode-se dizer literalmente que Sabino ajudou a construir São Roque, tendo desempenhado trabalhos para grandes empresas da região, como a Látex e Cargil, dentre outras. Foi também ele o responsável pelo planejamento urbano do clube  Grêmio União Sanroquense, além de muitas outras contribuições a cidade.

Quando questionado sobre o segredo para o sucesso, Sabino  responde sem rodeios que é preciso  amar o que faz e a própria vida. “Faço o que gosto e com dedicação. Levanto cedo todos os dias, trabalho de 10 a 12 horas por dia, como fiz minha vida inteira e nunca visei nada além de trabalhar por prazer”, completa. Palavras fortes e que fazem justiça a um homem que sempre se orgulhou de colocar a “mão na massa” e acreditar que todo profissional não deve se restringir a uma só atividade.

Mas Sabino não credita seu sucesso apenas a seu trabalho, dividindo-o com o carinho que recebeu das pessoas próximas e também a própria São Roque. “Foi aqui que eu me realizei profissionalmente, pois fiz coisas aqui que nunca faria na capital, projetos para clubes, ginásio de esportes, fábricas, prédios e residências, uma variedade de projetos muito grandes”.

Sua mulher, Sônia Maria Zuppardi Sabino e seus três filhos, Larissa, Sâmara e Eduardo Zuppardi Lacerda Sabino, também são grandes responsáveis pelo homem que hoje olha com carinho para a família que construiu e que o ajuda a construir uma cidade que está em seu coração. “Vivi aqui mais do que em qualquer outro lugar da minha vida, meus filhos cresceram aqui e tenho muito amor por esta cidade. Tenho muita alegria em morar em São Roque”. Finaliza nosso entrevistado.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.