09/01/2015 às 13h42min - Atualizada em 09/01/2015 às 13h42min

Escritório paulista ganha prêmio por projeto de restauração da Estação Ferroviária de Mairinque

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Assessoria de Imprensa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Assessoria de Imprensa

O Escritório de arquitetura paulista Helena Ayoub Silva & Arquitetos Associados venceu o edital lançado no ano passado pela Secretaria da Cultura para a preservação de patrimônios históricos paulistas no âmbito do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). O Edital previa o prêmio de R$ 400 mil ao escritório de arquitetura que realizasse o melhor projeto de restauração para a Estação Ferroviária de Mairinque.  O prêmio será pago em três parcelas.

Primeira obra em concreto do Brasil, a Estação Ferroviária de Mairinque foi inaugurada em 1906 e é patrimônio histórico tombado pelo Condephaat. “Para nós é um grande privilégio trabalhar na revitalização da Estação Ferroviária de Mairinque, que por sua peculiaridade se tornou um dos mais importantes marcos na engenharia ferroviária do Brasil”, afirmou a arquiteta Helena Ayoub Silva, em depoimento sobre os trabalhos realizados.

O projeto prevê uma revitalização do espaço interno e externo da estação, com uma ampliação do espaço que dá acesso a escadaria que levam a estação e onde será instalado um elevador. A exposição de artigos da história da Ferrovia e da própria vida Ferroviária paulista são um dos grandes destaques do projeto que prevê três grandes áreas onde serão exibidos diversos artigos antigos e que contarão ao público um pouco da história do local, de sua arquitetura e da própria história ferroviária.

No final de 2014 foi concluído um trabalho de impermeabilização na estação, como a substituição do telhado de zinco, das calhas, a recolocação dos dutos de águas pluviais e a impermeabilização da abóboda da estação. Segundo a chefe de Divisão de Manutenção do Patrimônio Histórico e Cultural de Mairinque, Celeide Silva Lorieri, foi um trabalho necessário para preservar a estação e prepará-la para uma futura restauração. “É como quando você está doente e precisando de uma cirurgia. Primeiro você precisa se preparar, tomar remédios que o deixem forte e pronto para o processo cirúrgico”, compara Celeide.

O Trabalho entregue pela empresa Helena Ayoub Silva & Arquitetos Associados representa apenas um projeto preliminar dos trabalhos de restauração. Este projeto preliminar será amadurecido pela empresa e em 18 meses será entregue um projeto final, contendo possíveis valores e prazos para a conclusão da obra.

Segundo Celeide, ainda é muito cedo para se falar em valores e prazos, pois apenas a partir da entrega do projeto final, é que a Prefeitura irá começar a arrecadar recursos e preparar todo o processo burocrático para a restauração da estação, como a licitação das empresas interessadas em realizar a obra. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.