19/12/2014 às 11h25min - Atualizada em 19/12/2014 às 11h25min

Presépio de família de Mairinque faz 74 anos

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

O presépio construído todos os anos pela família Viaro, em Mairinque, completou 74 anos em 2014. A decoração, composta por milhares de peças, impressiona pelo tamanho e complexidade, ocupando uma grande parte de um dos cômodos da casa, localizada na Rua Cásper Líberto nº193.  A tradição de família começou em 1940, quando o senhor Osley Viaro, na época com oito anos, foi presenteado com algumas figuras religiosas.

“Eu ganhei cinco peças que retratavam a ‘Sagrada Família’ e com elas eu fiz o presépio. Na época minha tia me disse para fazê-lo por sete anos, embora não saiba por quê. Mas eu gostei e depois dos sete anos continuei fazendo e assim foi até os 74 anos”, comenta.

A tradição prosseguiu e o presépio cresceu conforme Osley conseguia mais imagens para montar sua decoração. Hoje o aposentado conta com aproximadamente cinco mil peças, tantas que não podem ser colocadas ao mesmo tempo na decoração e assim, todos os anos o presépio muda, ainda retratando a concepção de Jesus, porém com uma estrutura diferente e apresentando peças que não estavam presentes em anos anteriores.

A tradição segue adiante, com o filho do aposentado, Osley José Viaro, que hoje ajuda o pai a montar a decoração, um trabalho que demora três dias para ser concluído. É também o filho que confecciona as estruturas e miniaturas de casas que compõem as cenas, além de ser o grande responsável por trazer algo de novo à decoração a cada ano. Em 2014, a novidade são as miniaturas de ovelhas, trazidas da Patagônia, que veio somar as outras milhares de imagens que compõem o quadro e que são guardadas individualmente quando o presépio é desmontado no início de janeiro.

Mas não são apenas as pequenas ovelhas que vieram de fora do Brasil. A pequena fonte com água do rio Jordão, um pequeno vaso com terra de Belém, além de outras peças italianas e de outros países também fazem parte da decoração, que segundo a família, é preservada através da fé.

Segundo a mulher de Olsey, Inês Maria Viaro, o presépio é uma demonstração de fé que pode ser transmitida as outras pessoas, principalmente as mais jovens. “Há mais de 10 anos, as primeiras pessoas que visitam o presépio são as crianças da catequese. Agora não posso fazer muito, mas eu explicava a elas parte por parte das representações do presépio e é incrível como eles prestam atenção, com olhares de admiração. Com isso nós plantamos uma ‘sementinha de religiosidade’ nelas“, completa.

O presépio é uma visão impressionante, mas por maior e mais detalhado que seja, ainda não esta completo. No dia 24 de dezembro será colocado a última peça da decoração, uma imagem de Jesus cristo ainda bebê, que faz parte das peças originais, presenteadas a Osley em 1940. Após uma oração, a imagem será colocada no presépio, que ficará completo até o dia 6 de janeiro.

Os interessados em conhecer o presépio, podem visitar gratuitamente a casa da família Viaro, localizada na Rua Casper Liberto nº193, de segunda a sexta, das 8:00 as 20:00 e aos sábados e domingos das 8:00 as 9:00.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.