10/12/2014 às 16h21min - Atualizada em 12/12/2014 às 16h21min

Polêmica: Suposto prédio irregular traz discórdia na “Rua do Grêmio” em São Roque

Da Redação - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação - Foto: Rafael Barbosa

Um prédio que estaria construído de forma irregular tem trazido discórdia entre os futuros moradores de um prédio vizinho da Rua José Bonifácio de Andrada Silva, a conhecida como Rua do Grêmio, no bairro Jardim Meny, em São Roque. O edifício, que está sendo construído pela Massad Engenharia e Construções, não teria  respeitado uma lei municipal, que estipula um recuo de cinco metros entre a calçada e a fachada do prédio.

Com a possível irregularidade, o edifício teria avançado pela calçada, incomodando os futuros moradores de um conjunto vizinho, que teve sua construção praticamente finalizada e que receberá seus moradores em breve. “Nós achamos injusto, pois o nosso prédio preservou os cinco metros, assim como toda a rua e olha que existem casas aqui com mais de 40 anos, todas respeitando esta lei.” afirma o Engenheiro Agrônomo Iran de Góes Junior.

Os moradores alegam que o avanço pela calçada não é a única irregularidade do edifício em construção. “O prédio não tem qualquer tipo de recuo, frontal ou lateral, o que quer dizer que minha janela, que fica em frente a ele, vai sofrer com falta de luminosidade”, comenta o futuro morador da rua, Rubens da Costa Guimarães.

Segundo Iran, os moradores do edifício já protocolaram dois pedidos na Prefeitura de São Roque solicitando que o responsável pelo prédio tome as medidas necessárias, mas até o momento nada foi feito.

O responsável pela construção em questão, o engenheiro Civil Ferruccio Tambelli, disse a reportagem do JE que a construção não está desrespeitando a lei, pois a norma municipal em questão é aberta a interpretação. “Não é que o recuo não foi realizado. A Prefeitura aprovou o projeto do nosso prédio como um edifício em uma zona central, que não exige este recuo de frente”, afirmou. O engenheiro também afirma que nada mais pode ser feito no estágio em que as obras estão e que os futuros moradores do prédio vizinho só estão irritados porque o edifício em que irão residir teve que passar pelo recuo, o que acarreta perda de metros quadrados por apartamento.

Em contato com a Prefeitura, o Jornal da Economia conversou com o membro do Departamento de Arquitetura e Urbanismo de São Roque, Ariovaldo Teixeira de Carvalho, que afirmou que a lei de recuo entre uma residência e a calçada varia de acordo com cada região da cidade. Cada tipo de zoneamento (zona central e baixa densidade) teria sua medidas especificas, sendo que em algumas áreas o recuo pode ser até maior, enquanto em outras ele não é obrigatório.

Segundo Ariovaldo, no caso especifico do Jardim Meny, existem áreas do bairro em que o recuo é obrigatório e em outras não. “Estamos avaliando primeiro a atual situação deste prédio, que foi denunciado pelos moradores vizinhos. Faremos uma reunião em breve, onde avaliaremos tecnicamente a toda a situação, para que possamos nos posicionar com relação ao assunto”.

Segundo o membro do departamento, é possível que a própria Prefeitura tenha cometido um erro ao liberar a obra para construção. “Se houve algum erro, a Prefeitura tomará alguma medida com relação ao ocorrido”.

O JE questionou a prefeitura se houve fiscalização na obra. “É o início da obra e iremos avalia tudo”, informou.

Confira a matéria aqui na TV JE.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.