05/12/2014 às 09h51min - Atualizada em 05/12/2014 às 09h51min

ViaOeste informa que duplicação completa da Raposo Tavares entre Vargem Grande e Sorocaba só em 2021

Da Redação: Lucas Caparelli - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Lucas Caparelli - Foto: Rafael Barbosa

Uma questão que vem sendo cobrada pelo Jornal da Economia há muito tempo é quando de fato vai acontecer a total duplicação do trecho da Rodovia Raposo Tavares entre Sorocaba e Vargem Grande Paulista. Essa havia sido uma promessa do ex-governador Mário Covas.

Assim como já relatado pelo Jornal da Economia, a Raposo Tavares no trecho de São Roque é um local onde diversos acidentes graves ocorrem com freqüência com vítimas fatais.

Ainda em maio deste ano, o Governador Geraldo Alckmin havia prometido a duplicação do trecho entre as cidades de São Roque e Mairinque.

A reportagem do Jornal da Economia entrou em contato com as Assessorias de Imprensa do Governo do Estado e da ViaOeste para saber mais detalhes sobre o assunto.

Em nota, a concessionária ViaOeste informou que a duplicação da Rodovia  Raposo Tavares no trecho São Roque – Mairinque, que corresponde aos km 63 a 67, tem previsão de início para o segundo semestre de 2015. Trata-se de um projeto em fase avançada de análise na ARTESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transporte do Estado de São Paulo.

Os demais trechos, que são do km 46 ao 63 (Vargem Grande – São Roque) e do km 67 ao 90 (Mairinque – Sorocaba), a concessionária afirma que, conforme contrato de concessão, têm previsão de duplicação para 2021.

 Até 2021 os acidentes vão continuar ocorrendo sem o importante investimento da duplicação nesse trecho.

A Prefeitura de São Roque, por meio de nota, afirmou que vem solicitando desde 2013 a realização da obra.

No que diz respeito aos acidentes, a concessionária ViaOeste  afirma que entre os meses de janeiro e novembro de 2014, o número de acidentes e acidentes com feridos no trecho São Roque – Mairinque apresentou uma redução de 17% em relação ao mesmo período em 2013.

O detalhe é que os pedágios continuam sendo cobrados  tanto em Vargem Grande Paulista, na divisa com São Roque e na região de Alumínio e esse recurso poderia muito bem ser investido nesse importante trecho que já ceifou muitas vidas.

O Governo do Estado  mais uma vez foi questionado pelo Jornal da Economia sobre o assunto e novamente nada respondeu.

Desapropriação para o novo contorno

As áreas que fazem parte do traçado do novo contorno da Rodovia Raposo Tavares foram definitivamente desapropriadas. O projeto já foi aprovado pela ARTESP.  

De acordo com informações do site São Roque Notícias, ao todo foram desapropriadas 12 áreas localizadas na entrada da Rodovia Quintino de Lima, e as demais ficam entre o Jardim Conceição e Vila Amaral. No Villaça, além de uma área dos Vinhos Frank, foram desapropriadas algumas residências das ruas Roque de Oliveira Santos, Rua Dr. Durval Villaça, Rua Santa Rita de Cássia e Avenida São Luiz.

Em maio deste ano, como relatado pelo Jornal da Economia, o Governador do Estado, Geraldo Alckmin, esteve em São Roque e na ocasião assinou o decreto Nº 60.470, que declarava de utilidade pública, para fins de desapropriação pela Concessionária de Rodovias do Oeste de São Paulo – ViaOeste S.A, imóveis necessários às obras de prolongamento do contorno alternativo de São Roque na Rodovia Raposo Tavares.

O objetivo é dar seqüência ao atual contorno, que sai da Vila Nova até o bairro Junqueira, no início da Rodovia Quintino de Lima, entregue no ano de 2007, pelo então Governador José Serra. 

A ViaOeste afirmou ao JE que essas obras, juntamente com a construção de marginais do km 95 ao 106 na região de Sorocaba e do km 92 a 95, tem como propósito garantir maior fluidez e segurança e contribuir com o desenvolvimento da região.


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