28/11/2014 às 11h16min - Atualizada em 28/11/2014 às 11h16min

População sofre com falta de remédio em Posto de Saúde

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

O Centro de Saúde de São Roque, localizado na Rua Alfredo Salvetti, n°129, está com falta de medicamentos. Já faz aproximadamente dois meses que alguns moradores do município não têm conseguido retirar seus medicamentos no local, como é o caso do senhor, José Carlos Teixeira Bastos

José é diabético e há aproximadamente dois meses não tem conseguido retirar medicamentos e materiais médicos, como Insulina, seringas e Losartana, no Posto Central. A falta de medicamentos causa um inconveniente gigantesco não apenas para ele, mas para toda a população que se utiliza destes medicamentos, que deveriam ser distribuídos gratuitamente aos moradores do município.

Sem a ajuda do governo, coube ao homem recorrer a farmácias particulares. “Eu posso pagar pelos medicamentos, mas infelizmente tem pessoas que não poder arcar com estes custos e dependem do medicamento do posto”, afirma.

Segundo o Diretor do Departamento de Saúde de São Roque, Dr. Sandro Rizzi, é um problema antigo e que culminou a dois meses por conta de um problema de entrega por parte do governo estadual.  “Nós temos dois canais por onde o medicamentos chegam ao nosso município. Um é pelo estado, um pelo governo do estado (através do Programa Dose Certa) e o outro é pelo governo municipal, onde nós compramos os remédios. Mas medicamentos mais importantes, para hipertensão e diabetes, simplesmente não nos foram entregues”.

Segundo diretor, o Dose Certa também não tem entregado uma quantidade de medicamentos necessária para atender o aumento da demanda destes medicamentos. Aparentemente o município também teve alguns problemas para a compra de medicamentos. “Inevitavelmente nós ficamos a mercê da indústria farmacêutica”, afirmou médico, citando o exemplo dos medicamentos para Alzheimer, que se tornaram muito difíceis de serem obtidos.

Para se resolver o problema, o repasse entre governo e o município deve ser feito de forma diferente. “O que foi combinado entre os representantes dos conselhos municipais de saúde e o governo do estado é que o repasse será feito através de recursos (dinheiro) e não mais através de medicamentos”, completa Dr. Sandro. O Departamento de saúde já estaria tomando as medidas necessárias para comprar os medicamentos assim que a verba seja enviada do estado, porém ainda não existe um prazo para que isto aconteça.

Segundo o chefe da assistência farmacêutica municipal, Dr. Alexandre Gustavo Borges, alguns medicamentos, como a insulina, já foram reabastecidos, porém não existe um prazo definido para que os estoques medicinais se normalizem. Enquanto o mesmo não acontece, o médico afirma que a população pode recorrer a outros meios, como as Farmácias Populares, onde o indivíduo pode receber alguns medicamentos de forma totalmente gratuita. “O indivíduo tem que ir com um documento pessoal (CPF e RG) para fazer um cadastro rápido, a receita tem que ter validade de quatro meses e a pessoa ou um procurador devidamente documentado poderá retirar os remédios”.

Todas as farmácias, que atendem como Farmácias Populares têm um indicativo em suas fachadas e estabelecimentos como Droga Raia, Farma Ponte e Droga Vida são apenas alguns dos exemplos que podem ser encontrados em São Roque. Segundo Alexandre, o Centro de Saúde informa quais as farmácias disponíveis em são Roque e os medicamentos que podem ser encontrados. Uma lista de medicamentos disponíveis também pode ser encontrada através do site www.saude.gov.br ou através do disque dúvida: 136.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.