28/11/2014 às 10h12min - Atualizada em 28/11/2014 às 10h12min

Dia 1º de Dezembro é o Dia Mundial de Combate a AIDS

Da Redação - Foto: Divulgação
Da Redação - Foto: Divulgação

O dia 1° de dezembro é o Dia Mundial de Combate à AIDS (Acquired Immune Deficiency Syndrome).

A AIDS é uma doença que ataca o sistema imunológico, permitindo que seu organismo fique fragilizado, podendo ser contaminado com o vírus de quaisquer outras doenças  outras doenças. O responsável pela doença é o vírus HIV (vírus humano da imunodeficiência), fazendo da AIDS a quarta doença que mais causa mortes no mundo.

O tratamento da doença é feito através de um coquetel de drogas, descoberto em 1995. Porém a medicação, por ser muito forte, causa efeitos colaterais como a diminuição das disfunções renais e do fígado.

Campanha em São Roque e Mairinque

Historicamente São Roque é um dos municípios considerados como prioritários para o desenvolvimento de ações de prevenção, diagnóstico e controle de HIV e outras DST . Tal classificação se deve às suas características em atender a microrregião no entorno da cidade, e às atividades pioneiras desenvolvidas na região pela Vigilância Epidemiológica municipal.

Segundo a Prefeitura, ao longo do ano todo são desenvolvidas ações como a oferta de exames (de HIV, Sífilis, Hepatites B e C) em todos os postos da cidade. São realizadas palestras e demonstrações sob demanda de escolas e empresas, há o atendimento integral para os usuários que sofreram contágio de alguma DST, vacinação, e distribuição maciça de insumos como preservativos masculino, feminino e gel lubrificante. A administração municipal afirma que nos dois últimos anos foi implantada a tecnologia da testagem rápida para as doenças mencionadas, o que possibilita a realização do teste com menores custos e divulgação dos resultados em cerca de 20 minutos.

Neste ano, como modo de ampliar o diagnóstico das DSTs, na semana de 1º a 5 de Dezembro (das 7h-16h) todos os postos oferecerão à população a testagem rápida para HIV/Sifilis/Hepatites B e C, distribuição de insumos e orientações acerca da prevenção de DSTs e práticas sexuais seguras. É de extrema importância que todas as pessoas que nunca se submeteram ao teste, mas que mantiveram relações sexuais sem preservativo ao longo do ano, e as que fizeram uso de alguma droga procurem alguma das unidades e realize os exames.

A Secretaria Municipal de Saúde de Mairinque afirma que já programou uma série de atividades a serem desenvolvidas durante toda a semana em que se celebra o Dia Mundial de Combate a AIDS. Serão disponibilizados testes rápidos de Aids, feitos com apenas uma gota de sangue, durante toda a semana na Unidade do Centro de Saúde II na Vila Sorocabana, do dia 01 à 05 de dezembro.

Na Unidade da Vila Granada, os testes serão realizados nos dias 01,04 e 05 de dezembro, na ESF Porta do Sol será nos dias 02, 03 e 04 de dezembro, e na Unidade de Moreiras os testes serão realizados 03, 04 e 05 de dezembro.

Durante o teste rápido os profissionais conscientizarão a população quanto aos métodos de se proteger da Aids. Durante todo ano, as Unidades Básicas já programaram palestras dirigidas aos usuários do SUS, bem como capacitações para os profissionais de saúde.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.