25/11/2014 às 13h06min - Atualizada em 25/11/2014 às 13h06min

1° Festival de Atividades de Mairinque reuniu trabalhos dos projetos ‘Mais Educação’ e ‘Escola em Tempo Integral’

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Foi sem dúvida um grande evento que reuniu várias escolas municipais de Mairinque integrantes desses projetos, na segunda-feira, 24, nas dependências do Cemec. O 1° Festival de Atividades da Educação Integral e do projeto ‘Mais Educação’ levou para o público uma amostra do trabalho curricular desenvolvido pelos alunos durante o ano.

O evento teve teatro, música instrumental, música clássica, música popular, fanfarras, coral, poesia, dança, desenho artístico, artesanato, esporte, meio ambiente, inclusão digital, direitos humanos e cidadania, prevenção e promoção da saúde, acompanhamento pedagógico e por aí afora.

Durante quase de 3 horas de apresentação, os alunos das escolas participantes se revezaram no palco do Cemec, com uma variedade e riqueza de informações que encantou os presentes.

 Essa é uma iniciativa vitoriosa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o MEC. Vale ressaltar o importante trabalho dos monitores de alunos, que são os responsáveis pelo acompanhamento e direção das atividades durante o ano, e também o apoio irrestrito que recebem dos professores e diretores das escolas.

As escolas participantes

Estas são as unidades escolares de Mairinque que integram o programa ‘Mais Educação’: Escola Municipal Gabriel Rocha, Escola Municipal Profa. Maria Lúcia Bittencourt, Escola Municipal Profa. Neuza Bertoncello e Escola Municipal Profa. Sarah Mazzeo. As de educação infantil em tempo integral são: Escola Municipal Thereza Cristina Whitacker, Escola Municipal Ida Ponsoni e Escola Municipal Umberto Sperandio.

Um pouco mais sobre esses dois projetos

O programa ‘Mais Educação’ foi criado pelo Ministério da Educação e Cultura e tem como objetivo a construção de uma agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino, ampliando a jornada escolar para no mínimo 7 horas diárias, por meio das inúmeras atividades já descritas acima.

O público alvo e os critérios para selecionar os alunos participantes são os seguintes: estudantes em situação de risco, vulnerabilidade social e sem assistência; estudantes com perfil de agregador e incentivador; estudantes com defasagem escolar e em que há riscos de evasão escolar e repetência. Já o programa de Educação Infantil em Tempo Integral da Secretaria Municipal de Educação tem o compromisso de garantir aos alunos o direito à educação básica de qualidade e à permanência na escola.

Pretende ampliar as possibilidades de aprendizagem por meio do enriquecimento do currículo básico, através do lúdico, das oficinas, jogos colaborativos e vivências que favoreçam o aprimoramento pessoal, cultural e social dos alunos. Hoje são ao todo 928 alunos atendidos pelos dois projetos em nosso município.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.