17/11/2014 às 13h02min - Atualizada em 17/11/2014 às 13h02min

Poços da zona rural de Mairinque secam

Da Redação: Gabriele Pinho com informações do G1 - Foto: Reprodução/TV TEM
Da Redação: Gabriele Pinho com informações do G1 - Foto: Reprodução/TV TEM

Mesmo com a chuva no início do mês, a estiagem que atinge todo o estado de São Paulo prejudica o abastecimento de água em Mairinque. Na zona rural, metade dos poços construídos nas propriedades secaram e os moradores contam com a ajuda de caminhões-pipa para terem água em casa.

De acordo com informações da Prefeitura de Mairinque apuradas pelo G1, 30 milhões de litros de água são distribuídos entre as propriedades rurais da cidade, sendo direcionada apenas para o consumo das famílias. Segundo o diretor de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Mairinque, Carlos Cruz, a cidade está aguardando do Governo do Estado a chegada de um novo caminhão-pipa para aumentar a demanda de água.

A maioria das propriedades depende dos poços caipiras construídos nos terrenos, que têm em média, perfurações de 10 metros de profundidade, menos do que os poços artesianos que chegam a 60 metros.

A Prefeitura informou que não tem como fiscalizar a abertura de poços artesianos na zona rural. E que a autorização para a escavação de poços ou outras formas de captação de água cabe ao Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (Daee).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.