14/11/2014 às 10h07min - Atualizada em 14/11/2014 às 10h07min

Açúcar derrubado por trem que descarrilou provoca desastre ambiental nos lagos e rios de Canguera

Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: Rafael Barbosa

Lagos e córregos do Bairro Canguera, em São Roque, se encontram completamente poluídos, em um desastre ambiental sem precedentes naquela região. O incidente se originou há aproximadamente 25 dias atrás, com o descarrilamento de um trem que transportava açúcar, em uma linha localizada no local. O acidente despejou o produto na pista, porém o mesmo não foi devidamente removido do local e com as chuvas da última semana, o açúcar se misturou com a água, descendo para as partes mais baixas e contaminando os lagos e pequenos canais da região.

Basta olhar para o local para se ter uma idéia do tamanho do desastre ambiental. A água passou a ter uma coloração alaranjada e emitir um mau cheiro insuportável, além de matar 100% dos peixes que habitavam o lugar. “O rio nunca teve poluição e hoje existem milhares de peixes mortos. É uma catástrofe de grandes proporções para a região. Não tem mais vida no rio”, afirma Alberto Rabenhorst, cuja família mora em Canguera.

A população do bairro se viu imensamente prejudicada com o ocorrido, tendo que conviver com o cheiro de podridão, que passou a fazer parte da paisagem, e com a sujeira das águas que passam por suas propriedades,  além de se preocupar com a qualidade da água que consome, já que muitas famílias utilizam-se de poços que estão perto dos locais afetados. O comércio do local também foi prejudicado. “Me prejudicou em tudo. O número de clientes diminuiu, além do cheiro. Fora o prejuízo ambiental, porque será preciso anos para se recuperar o que aconteceu aqui”, afirmou o comerciante João Batista Fernandes.

Vale lembrar que os riachos da região alcançam o rio Canguera, um dos responsáveis pelo abastecimento de água de São Roque.

“Nós temos que acabar com a impunidade no Brasil. As empresas causam danos ambientais e elas têm que responder por isso. Pedi ao promotor de justiça que averiguasse a responsabilidade da America Latina Logística e que efetue ações emergenciais de contenção do material que está descendo até o rio, pois as próximas chuvas podem fazer com que este açúcar continue descendo até os tanques. Não me lembro de São Roque ter tido um dano ambiental tão sério”, afirmou o vereador Guto Issa. Segundo o vereador, a Sabesp está realizando medições constantes para saber se a poluição afetará a água potável do município,uma possibilidade descartada no momento.

De acordo com o Vereador Maurinho Goés, a seu pedido a Cetesb também esteve no local para analisar a situação. “A empresa compareceu ao local na tarde de sexta-feira, dia 07. No sábado eles retornaram para fazer a avaliação do local, percorrendo os leitos dos rios e alguns lagos, que se encontravam em uma situação crítica, sem nenhum peixe vivo e exalando um cheiro horrível. Os profissionais tiraram fotos e amostras das águas, material que passará por uma avaliação e dentro de 20 dias eles nos fornecerão um laudo relatando a causa deste acidente”, afirma o vereador.

Em nota enviada à redação, a America Latina Logística, concessionária responsável pela administração da ferrovia onde houve o descarrilamento do trem, informou que equipes estão realizando os trabalhos de limpeza, que devem ser encerrados na próxima semana.  A concessionária também informa que já iniciou a limpeza imediata na superfície da água e  vegetação que margeia o lago. Equipes especializadas fazem a oxigenação da água, e monitoramento para estabelecer demais ações que sejam necessárias. A Concessionária informou ainda que irá repor os peixes afetados. O Jornal da Economia esteve no local e verificou que os trilhos estão passando por reparos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.