31/10/2014 às 14h21min - Atualizada em 31/10/2014 às 14h21min

Cinco dicas para entrar no mundo das mountain bikes

A 19ª edição da Copa Internacional de Mountain Bike foi realizada em São Roque no fim de semana dos dias 11 e 12 de outubro com enorme sucesso. O evento reuniu cerca de 600 atletas brasileiros, argentinos, uruguaios, chilenos e suíços.

Para você que quer manter a forma, estar ao ar livre e ainda se conectar com a natureza, que tal se iniciar na prática do mountain biking? Como o esporte exige treino e aprendizado, selecionamos 5 dicas para você começar a ter contato com as trilhas. Confira.

 

Escolha uma bike do tamanho certo

A mountain bike deve ser adequada ao tamanho do corpo e ao peso da pessoa. Se preciso, peça ajuda de um profissional que trabalha em uma loja especializada em bicicletas para poder te passar as informações corretas, te auxiliando a comprar uma bike apropriada.

 

Proteção é fundamental

O uso do capacete é importantíssimo para proteger a cabeça de quedas e as luvas também são essenciais para que a mão não escorregue com o suor. Se você acha que se sentirá mais seguro usando joelheira e cotoveleira, não deixe de utilizá-las. Nunca se esqueça de colocar os cadarços do tênis para dentro, a fim de evitar que eles enrosquem nos pedais ou na roda - outra opção é usar uma sapatilha apropriada para o esporte.

 

Pratique bastante e esteja em forma

Estar fora de forma dificultaria (e muito) a pedalada. Por isso, é fundamental fazer algum exercício aeróbico regularmente e praticar ao máximo para desenvolver suas habilidades. Aprender técnicas e movimentos básicos do mountain biking faz uma enorme diferença e pode melhorar o seu desempenho em até 70%.

  Comece devagar e não tenha pressa

O esporte é realmente excitante, porém, é preciso não abusar da velocidade e não arriscar manobras que você não tenha praticado. Estar familiarizado com a bike e sentir-se confortável é fundamental para avançar na modalidade cada vez mais. Além disso, não se esqueça de olhar sempre para frente (nunca para baixo) e de manter o corpo equilibrado a todo momento.

Divirta-se (de preferência, com uma companhia)

O principal objetivo desse esporte é divertir-se! Se estiver achando que a prática não está saindo da melhor forma ou da maneira como imaginou, busque esforçar-se mais e entender onde está errando. Muitas vezes o incômodo pode vir em razão de uma postura errada. Corrigindo o equívoco, você verá resultados surpreendentes em pouco tempo. Uma dica legal é pedalar sempre com uma companhia por perto. Além de mais divertido, você estará mais seguro, uma vez que o colega pode te ajudar em caso de acidente.

E então, gostou das dicas? Dá até vontade de sair correndo para as montanhas e pedalar, não é mesmo?


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.