26/09/2014 às 10h41min - Atualizada em 26/09/2014 às 10h41min

Aposentado do bairro Marmeleiro espera há quase 15 dias por cirurgia no fêmur

Da Redação Rafael Barbosa - Foto: Arquivo pessoal
Da Redação Rafael Barbosa - Foto: Arquivo pessoal

Um morador do bairro do Marmeleiro espera há quase 15 dias por uma cirurgia no fêmur. Edson Silveira Mello, de 90 anos, sofreu uma fratura na perna no dia 8 de setembro e foi encaminhado para o Pronto Atendimento de Mairinque, onde foi constatado a enfermidade. Como o tratamento da lesão deveria ser cirúrgico, o aposentado foi encaminhado para o Hospital Regional de Sorocaba, onde a operação deveria ser realizada.

Segundo um membro da família do aposentado, ao ser atendido por um ortopedista do hospital sorocabano, o médico informou que a instituição não dispunha de vagas para operações naquele momento e mandou o paciente para casa, até que o hospital tivesse uma vaga. Desde então, a família espera por uma resposta e vê o quadro de Edson se agravar a cada dia, em decorrência da sua fratura.

Segundo a filha do paciente, a saúde do seu pai se deteriorou muito desde a fratura na perna, o que fez com que a família tivesse que levá-lo diversas vezes para o Pronto Atendimento de Mairinque, para tratar de outras enfermidades decorrentes do trauma. Além da saúde debilitada, as idas até o hospital acabam sendo um tormento para o aposentado. “É um sofrimento ter que deslocar ele, por conta da dor que ele sente na perna. Ele chega a gritar de dor”, afirma.

Em resposta ao questionamento do Jornal da Economia sobre o caso em questão, a Secretaria Municipal de Saúde de Mairinque  afirma que está acompanhando o caso do Sr. Edson Silveira. Como não dispõe de condições de efetuar cirurgias de alta complexidade, o Pronto Atendimento (PA) do município encaminhou o paciente, dentro da prioridade da central de vagas, para o Hospital Regional de Sorocaba que serve de referência para a cidade. Portanto, a remoção do paciente para outro hospital da região poderia gerar uma espera ainda maior par a cirurgia. Nesta quarta-feira, dia 24, uma enfermeira do Posto de Saúde do Bairro da Granada realizou uma visita domiciliar a residência do Sr. Édson e fez diversas orientações aos familiares do paciente que continua acamado.

A secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que responde pelo Hospital Regional de Sorocaba, também foi questionada sobre o caso e, em nota, nos foi informado que o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) afirmou que o paciente Edison Silveira Melo recebeu atendimento na unidade no dia 08/09, quando passou por avaliação e, por não apresentar um quadro de urgência ou emergência, a cirurgia que ele necessita foi classificada como eletiva. O motivo da espera não tem relação com uma suposta “falta de vagas”. O paciente precisa de uma prótese específica para o fêmur. O processo para aquisição desta prótese, que é importada, já está em andamento e a cirurgia deve ocorrer na primeira quinzena de outubro.

Também nos foi informado que a equipe médica que avaliou o avaliou o paciente determinou que este aguarda-e a cirurgia em casa para evitar possíveis riscos, como infecção hospitalar. A CHS também esclarecer que, como qualquer unidade pública ou privada de saúde, a CHS precisa dar prioridade à pacientes em situação de risco e que necessitam de cirurgias emergenciais, o que não é o caso da paciente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.