16/09/2014 às 09h01min - Atualizada em 16/09/2014 às 09h01min

Como a timidez pode atrapalhar sua entrevista de emprego

Texto: Assessoria de Imprensa - Imagem: Reprodução/ Internet
Texto: Assessoria de Imprensa - Imagem: Reprodução/ Internet

Ter experiência no setor e ter conhecimento do que será abordado no trabalho são importantes passos na hora de disputar uma vaga em uma entrevista de emprego. No entanto, mais importante do que isso, é saber mostrar aos entrevistadores todas as suas qualidades e competências. É na hora de articular as palavras e montar raciocínios contínuos que algumas pessoas cometem deslizes e acabam perdendo a disputa com outros candidatos.

A falta de desenvoltura está associada principalmente à timidez e ao constrangimento, fatores que muitas vezes não contam pontos positivos na hora da decisão de um processo seletivo de uma empresa, seja em uma entrevista ou em uma dinâmica em grupo.

As causas da timidez

Muitas vezes, a timidez está associada à falta de confiança em si mesmo e também ao nervosismo na hora da entrevista. Esses problemas surgem, principalmente, no momento de articular as palavras ou de se destacar em uma dinâmica (leia mais sobre o que é a timidez aqui).

Ao não revelar para os entrevistadores todo o potencial, muitas vezes o profissional deixa de mostrar seus talentos e acaba não sendo valorizado. A comunicação e a maneira que ela é feita são extremamente importantes, pois é através dela que o entrevistador conhecerá mais sobre a sua personalidade e conseguirá determinar se o seu perfil encaixa com a proposta da vaga.

Como passar por cima do problema

Obviamente, você não vai deixar de ser tímido da noite para o dia, pois isso faz parte da sua própria personalidade. Sendo assim, tente relaxar e focar nos seus pontos fortes. Antes de sair de casa, treine algumas frases que podem ser usadas na entrevista em frente ao espelho ou com familiares

Outra opção é pesquisar algumas atividades que podem te ajudar a ter mais desenvoltura na hora de falar. Cursos de oratória são ótimas opções para aqueles que são mais tímidos, que têm dificuldades para articular as palavras e se expressar. Lembre-se que exercitar essa habilidade fará com que você tenha cada vez mais facilidade para se comunicar e logo esse não será mais um problema, seja na hora de procurar o emprego ou depois que precisar se expressar em reuniões, palestras e em diferentes atividades profissionais!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.