29/08/2014 às 15h00min - Atualizada em 29/08/2014 às 15h00min

Membros da Secretaria de Cultura e Turismo de Araçariguama visitam Alto do Ribeira

Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Divulgação
Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Divulgação

Representantes da Secretariade Cultura e Turismo, estiveram visitando a Rota da Cerâmica e o PETAR, conceituadas atrações turísticas do Vale do Ribeira. O objetivo da visita foi conhecer sistemas e técnicas já consagradas de turismo Rural e Ecológico e como elas auxiliam na economia e desenvolvimento dos municípios.

A cerâmica tradicional da região do Alto Vale do Ribeira é considerada uma das mais importantes manifestações da cultura popular no Brasil. Produzidas com os conhecimentos herdados dos índios guaranis, os artesãos locais ainda utilizam a técnica de rolinhos para “tecer” com argila peças utilitárias de formatos únicos. Hoje, os artesãos se organizam em grupos de produção e fazem desta arte uma importante fonte de renda, além de um grande atrativo turístico para a região.

O Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira é considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo. Abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas. É considerado hoje um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Na Rota da Cerâmica, a equipe Araçariguamense aproveitou para conhecer as técnicas de confecção do artesanato em Cerâmica, o processo de criação e funcionamento de associações e entidades voltadas para a comercialização e geraçãode renda da arte ceramista, a utilização do artesanato como atrativo turístico, o funcionamento da parceria entre setor público e privado, dentre outros temas. No PETAR, a equipe conheceu na prática as normas e diretrizes para a preservação e exploração dos recursos naturais como atrativos turísticos, como a iniciativa privada e pequenos comércios podem lucrar com a visitação turística, a utilização da visita de entretenimento como forma de conscientização e educação ecológica, normas de segurança em ambientes naturais, e muito mais.

“Nossa meta é fortalecer ainda mais esses segmentos do turismo em Araçariguama. Queremos aprimorar o conhecimento sobre o turismo rural e ecológico, desenvolvendo a economia municipal com atividades para expandir esse mercado. Temos um grande potencial em ambos os seguimentos e estamos trabalhando junto com o SENAR e outras instituições para consolidar ainda mais Araçariguama como destino turístico nos mais variados segmentos” disse o diretor de Turismo, Carlos Henrique Moraes Fhilippe.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.