20/08/2014 às 14h22min - Atualizada em 20/08/2014 às 14h22min

“O povo de São Roque sabe festejar muito bem... ele cuida da sua Festa... e esta Festa dá uma alma à cidade!”

Paróquia São Roque

Da Redação - Foto: Divulgação
Da Redação - Foto: Divulgação

É com estas palavras do nosso Pároco Pe. Daniel Balzan que queremos iniciar este registro das Festas de Agosto 2014! Vivenciamos momentos de muita alegria, mas, principalmente, de demonstração de fé e religiosidade da Comunidade Paroquial são-roquense! À luz das palavras ditas pelo Papa Francisco durante a JMJ-Rio 2013, “Ide, sem medo, para servir”, celebramos intensamente os nossos queridos Padroeiros Nossa Senhora da Assunção e São Roque.

Ao longo do ano, diversas atividades foram realizadas como preparação para a grande Festa: Novena Mensal todo dia 16, jantares temáticos, Caminhada ao Sítio da Capela Santo Antônio, Novena no Morro do Cruzeiro, confraternizações...

Entretanto, a Abertura Oficial das Festas de Agosto 2014 deu-se com o tradicional desfile da Entrada dos Carros de Lenha, no primeiro domingo do mês de agosto. Neste ano, orientados pelo Pe. Daniel e pelo Zé do Nino, os festeiros Alexandre e Fernanda, Ézio e Helena, escolheram como tema do desfile “Maria de Nazaré: Menina, Mãe e Rainha”. Foi muito emocionante ver a vida de Maria sendo retratada pelos jovens da nossa Paróquia! Parabéns a todos os envolvidos na organização e execução deste desfile! A Paróquia também agradece a todas as famílias e empresas que colaboraram com a Igreja fazendo as suas doações. Que Deus os recompense com inúmeras graças e bênçãos celestes!

No dia 05, aquecemos ainda mais os nossos corações e preparamo-nos espiritualmente com o início da Novena Diária. Para grande alegria dos fiéis, como é costume, a imagem de São Roque foi retirada do seu nicho e posicionada no Presbitério, permanecendo durante toda a Festa mais próxima dos seus devotos! Este é sempre um momento de muita emoção: temos entre nós o nosso Santo Padroeiro! Todos nós, paroquianos, fiéis e devotos, sob os cuidados pastorais do Pároco Pe. Daniel Balzan e do Vigário Paroquial Frei Salinho, irmanados ao redor da Palavra e da Mesa Eucarística, por meio de São Roque e Nossa Senhora, dirigimos os olhares para Cristo Jesus! No dia 11, tivemos ainda a honra de acolher o Bispo Emérito Dom Ercílio Turco, que presidiu a Santa Missa da Novena Diária. A semelhança de São Roque, com suas palavras de esperança e caridade, Dom Ercílio animou-nos na fé: “Agradecemos a vocação de São Roque, por sua santidade servidora; não uma santidade fechada, mas uma santidade salvadora, procurando cuidar dos doentes, associar-se a Jesus Cristo, vivendo ele mesmo a doença! Parabenizo os Festeiros que prepararam com muito carinho essa Festa. Parabenizo os padres também que se dedicam todo ano. Parabenizo também todos vocês, porque olham para Maria, e Maria indica o caminho de Jesus, o caminho do amor-serviço, do amor-disponibilidade; porque todos vocês olham para São Roque, o exemplo amor-serviço, que promove a vida e que promove a santidade. Parabéns a todos vocês devotos. Que Nossa Senhora conceda a salvação de todos nós e que São Roque interceda por nós quando rondar, ao nosso redor, a doença, o sofrimento, o desamparo e o desamor...”. Foi uma Novena muito evangelizadora!

No dia 15 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, iniciamos o dia com a Alvorada Festiva no Hotel Cordialle, organizada pelo casal Festeiro Fernanda e Alexandre. Às 10h00, na Igreja Matriz São Roque, Dom Ercílio presidiu a Solene Missa de Nossa Senhora, tendo como concelebrante o Frei Salinho. Um momento de grande emoção foi a entrada de Nossa Senhora pelo corredor central da Igreja, com a participação das crianças da Catequese e dos jovens que conduzem o seu Andor. Às 17h00, teve início a Solene Procissão com a participação de todas as Comunidades das Paróquias da cidade de São Roque com os seus Santos Padroeiros. É a fé que nos irmana! A fé que recebemos é a fé que professamos!

Enfim, chegou o grande dia... o dia que todo são-roquense aguarda... 16 de agosto: o Dia de São Roque! Às 06h00, a Alvorada Festiva foi realizada na residência do casal Festeiro Helena e Ézio. Às 10h00, com grande alegria, pela primeira vez, recebemos em nosso meio o novo Bispo da Diocese de Osasco: Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, que presidiu a Solene Missa Campal de São Roque. Assim Dom João iniciou a Celebração: ”Viemos aqui para um encontro com Jesus Cristo e com aquele que, muito de perto, quis trazer no seu próprio corpo a marca do sofrimento de Cristo: São Roque, que está no coração de todos vocês e que, a partir de hoje, também contagia o meu coração, me aquece...”.Às 14h00, uma Santa Missa especial dedicada aos Romeiros foi presidida pelo Vigário Paroquial Frei Salinho. Ao cair da tarde, sob forte garoa, teve início a Solene Procissão de São Roque. Peregrinaram pelas ruas centrais da cidade os nossos Santos Padroeiros. Este é o único dia do ano em que a imagem de São Roque é retirada da Igreja Matriz... um momento muito especial para todo são-roquense e devoto. Nosso Peregrino do Amor caminha entre nós, abençoando-nos e intercedendo junto a Deus Pai por seus fiéis. Uma grande multidão participou e acompanhou a Solene Procissão. Ao retornar à Igreja Matriz, como é costume, o nosso Pároco Pe. Daniel agradeceu aos Festeiros ALEXANDRE MARQUES SILVEIRA e FERNANDA PENTEADO RULLI SILVEIRA, ÉZIO DONIZETTE MARCHI e HELENA MARIA LEITE MARCHI, bem como às suas famílias, por todo trabalho, dedicação e carinho na condução das Festas de Agosto 2014. Ao mesmo tempo, com grande alegria, anunciou o nome dos Festeiros de Agosto 2015: ALEXANDRE TEIXEIRA DE CARVALHO e SILVANA SCOPEL, RUBENS DO PRADO e ESTER MARIA VECCHIOLLI DO PRADO, desejando-lhes muita fé e luz nesta missão que lhes foi confiada!

No dia 17, como também é costume, celebramos a Missa dedicada aos Enfermos, conforme explicou o Pe. Daniel: “A nossa Igreja sempre reservou um momento especial para os enfermos da Paróquia. Nós fazemos isto porque nós somos Igreja, porque os enfermos são os prediletos de São Roque, os prediletos de Jesus. E justamente hoje nós queremos olhar para Maria, e, olhando para Maria, nós reparamos que São Roque descobriu Maria como Mãe, como discípula, como Mestra.”. Após a Missa, a imagem de Nossa Senhora foi retirada do andor e conduzida pelas mulheres até o seu pedestal no Presbitério. Ao meio-dia, com o badalar dos sinos da nossa Igreja Matriz, ao som do Hino a São Roque e de muitos rojões, a imagem do nosso Peregrino do Amor foi reconduzida até o seu nicho, de onde nos abençoará durante todo o ano!

A Paróquia São Roque agradece imensamente a todas as pessoas que se envolveram na organização desta festividade, cada qual colocando os seus dons a serviço de Deus e da nossa Igreja. Que Deus Pai, por intermédio de São Roque e Nossa Senhora da Assunção, proteja a cada um de nós!VIVA SÃO ROQUE!!! VIVA NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO!!!

Thaíza Thiemi Kono - Setor 05 – Comunicação–22.08.2014


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.