15/08/2014 às 10h15min - Atualizada em 15/08/2014 às 10h15min

Novas Barracas são um dos grandes destaques das Festas de Agosto

Condição dos estabelecimentos antigos era precário

Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: Rafael Barbosa

Quem vem acompanhando as Festas de Agosto deste ano com certeza já reparou nas novas barracas que estão espalhadas pela cidade e que são muito diferentes das utilizadas nas outras edições dos festejos. Ao contrário das festas dos outros anos, que utilizava barracas pertencentes a igreja, este anos os Festeiros resolveram optar pela locação, trazendo estabelecimentos mais novos, fabricados pela empresa Fladafi Soldatopo, e que se tornaram uma das maiores inovações para os festejos de 2014.

Em entrevista ao JE, os Festeiros afirmam que a decisão em se trazer as novas barracas veio de vários fatores, mas principalmente pelo estado do material pertencente à igreja, que já conta com quase 30 anos de uso e que se encontra em um estado precário. Segundo Ézio Donizetti Marchi, por conta disso ele e os outros organizadores das festividades deste ano começaram a pensar na opção de trazer estabelecimentos novos e começaram a procurar por empresas que fornecessem este serviço. "Viemos pesquisando algumas empresas e chegamos nesta, que se localiza em Mairinque. Eles nos deram muito apoio e no final acabou sendo mais fácil do que achávamos que seria".

Segundo os festeiros ,as novas barracas fabricadas pela Fladafi Soldatopo são melhores mas seguem o mesmo projeto das antigas, pois precisam atender as necessidades especificas da Festa de Agosto. "As barracas que pertencem à festa tem uma peculiaridade muito própria. O evento é uma festa de rua, não é feito dentro de um recinto que já tenha toda uma estrutura. Neste lugares você pode colocar uma barraca de estrutura mais simples, que não precise fechar ou trancar, por exemplo. No nosso caso, as barracas precisam tem que ser fechadas e oferecer segurança", afirma o festeiro Alexandre Marques Silveira, que garante que esta nova política não inviabiliza a utilização das barracas antigas, que estão guardadas e que podem ser usadas pelos festeiros do ano que vem.

Mas não são somente as barracas que são novas. Todo o mobiliário interno também foi renovado, com novos frízeres, chapas e mesas de apoio, que segundo os organizadores é importante para priorizar não só a qualidade do produto que entregamos aos que vão utilizá-las, mas também a higiene e o próprio aspecto final das barracas.

Outro fato que quem tem ido as festas tem notado é que a disposição de alguns estabelecimentos também mudou em relação aos outros anos. Uma das maiores barracas foi deslocada para a Avenida João Pessoa e as barracas do churrasco, pastel e macarrão foram alinhadas, criando uma espécie de "praça de alimentação" da festa, o que segundo os festeiros foi importante para deixar a Praça da Matriz mais livre. "Com isso criamos um espaço mais livre na praça e acreditamos que será melhor para a missa campal, a entrada da procissão e para os shows, criando um espaço maior e mais confortável para todos", afirma  Alexandre Marques.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.