15/08/2014 às 10h01min - Atualizada em 15/08/2014 às 10h01min

Com a palavra os Festeiros 2014

Organizadores falaram sobre as novidades das Festas de Agosto deste ano

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

As Festas de Agosto já estão acontecendo, mas chegou o momento de conhecermos um pouco mais sobre os bastidores deste evento tão tradicional da cidade e como sempre, o Jornal da Economia se reuniu com os Festeiros deste ano para um bate papo sobre as preparações desta festividade. Alexandre Marques Silveira, Fernanda Penteado Rulli Silveira, Ézio Donizetti Marchi e Helena Maria Leite Marchi nos receberam para falar sobre como os Festeiros são escolhidos, suas expectativa e trabalhos para com a festa, além das novidades para a edição 2014 do evento. Confira um pouco desta entrevista, que pode ser acompanhada na integra no site do JE.

Como vocês foram escolhidos como Festeiros de 2004?

Alexandre: É uma escolha da igreja, existe um conselho paroquial pertencente a ela e que escolhe casais da comunidade para conduzir as Festas de Agosto por um ano e no ano passado nos fomos os escolhidos para assumir esta empreitada, que não é fácil mas que é muito bonita e gratificante para nós. Fomos escolhidos e no dia 16, como acontece tradicionalmente, depois da chegada do andor de São Roque, nós fomos anunciados ao público como os festeiros de 2014.

Quais foram as maiores dificuldades na realização do evento deste ano?

Fernanda: Na verdade não tivemos grandes dificuldades, pois a partir do momento em que se diz sim, o Festeiro deve estar pronto e a doação precisa ser completa. Claro que surgem alguns problemas aqui e ali, mas com muito dialogo e compreensão nós vamos resolvendo. É um ano em que você deixa família e compromissos pessoais para se dedicar a festa e a partir do momento em que se esta entregue, que se tem consciência de se dedicar totalmente a esta missão, as coisas acontecem. Acredito que conseguimos conciliar as coisas e resolver tudo da melhor maneira possível.

Qual a importância do festeiro para as Festas de Agosto?

Alexandre: São eles que conduzem todas as decisões pertinentes aos festejos.

Ezio: A responsabilidade é toda dos casais. A igreja não se envolve na parte administrativa, embora claro que ela esteja presente na parte religiosa e o padre Daniel nos deu muito apoio neste sentido, mas as decisões pertinentes a festa e o que deve ser feito durante o evento esta totalmente nas mãos dos Festeiros.

O que temos de novo para esta edição das Festas de Agosto?

Ézio: Começamos pensando na utilização das barracas que já tínhamos, que eram antigas e tivemos a idéia de mudar, o que é muito duro pois precisamos discutir e pesquisar como tudo irá funcionar. Mas decidimos correr este risco e em vez de montar as barracas que já temos, nós resolvemos locar novas e apesar de alguns probleminhas está tudo indo muito bem.

Alexandre: Também descongestionamos as barracas no centro da Praça da Matriz e com isso ela ficou maior. Achamos que vai ser mais seguro e gostoso estar na praça com este novo modelo que adotamos para este ano.

Fernanda: Mudamos o parque de diversões foi para o Lago dos Mendes, pois antes ele ficava junto com as barracas no centro, o que congestionava o transito das pessoas, pois acreditamos que ele estava em um local impróprio e agora ele esta em um local adequado, em uma área mais livre.

Qual parte da organização foi mais prazerosa para vocês?

Helena: Tudo foi feito com muito carinho e dedicação, desde os jantares até a parte religiosa, como a Novena do Cruzeiro, tudo foi muito emocionante e gratificante. Desde o momento que assumimos este compromisso e por todo o ano que se passou, tudo foi feito com satisfação.

Fernanda: Eu e Helena fizemos um balanço recentemente sobre tudo que foi feito e chegamos a conclusão de que tudo foi muito prazeroso, cada momento teve o seu sabor e que tudo foi feito com vontade e amor. Por isso acho que esta festa tem tudo para ser linda e dar muito certo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.