15/08/2014 às 09h29min - Atualizada em 15/08/2014 às 09h29min

Eduardo Campos morre em acidente aéreo

Candidato a presidência da república deixa mulher, cinco filhos e uma extensa carreira política

Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: divulgação / G1 / MSN Notícias
Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: divulgação / G1 / MSN Notícias

O candidato a presidência da república, Eduardo Campos, morreu na manhã de quarta-feira, dia 13, em um acidente de avião na cidade de Santos. A aeronave que transportava o candidato havia deixado o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, por volta das 9;20min e seguia em direção ao litoral paulista, onde o político do PSB cumpriria sua agenda de campanha. Chovia muito no dia e ao chegar próximo ao aeroporto do Guarujá, o piloto do jato Cessna 560 XL informou que não tinha visibilidade para realizar o pouso e arremeteu a aeronave, perdendo o contato logo em seguida e caindo em uma área localizada na esquina das ruas Vahia de Abreu e Alexandre Herculano, no bairro Boqueirão, por volta das 10hrs.

Além de Eduardo Campos, dentro do avião se encontravam os pilotos Geraldo da Cunha e Marcos Martins, o assessor direto do candidato, Pedro Valadares, o assessor de imprensa da campanha, Carlos Percol, o fotografo Alexandre Severo e o cinegrafista Marcelo Lira. Todos os sete faleceram neste acidente que chocou todo o Brasil.

"A gente está atordoado. Parece que não há sobreviventes. Parece que perdemos o Eduardo. É uma perda irreparável", afirmou deputado Júlio Delgado ao se referir ao candidato, que tinha 49 anos e deixa uma mulher, cinco filhos e uma extensa carreira política.

O político cresceu no meio legislativo, sendo eleito Deputado Estadual e por três vezes Deputado Federal em Pernambuco. Em 2004 foi nomeado Ministro da Ciência e Tecnologia do governo Lula, onde trabalhou pela aprovação da lei que autoriza pesquisas com células-tronco embrionárias e dois anos depois, foi eleito Governador de Pernambuco, cargo ao qual foi reeleito em 2010. Em setembro de 2013, Eduardo Campos começou a preparar sua corrida rumo a presidência da república e em abril de 2014, lançou sua candidatura ao lado da ex-senadora Marina Silva .

“Essa é sem sombra de dúvida uma tragédia que nos impõe luto e profunda tristeza, que sei que os brasileiros igualmente estão compartilhando com cada um de nós", afirmou Marina, que agora se torna uma forte candidata  para substituir Eduardo Campos nas eleições presidenciais.

Com a morte do candidato, o PSB terá 10 dias para escolher o seu novo representante a presidência da república, pois de acordo com a legislação eleitoral, é dado o direito ao partido de substituir um candidato que for considerado inelegível, renunciar, tiver seu registro indeferido (cancelado) ou que venha a falecer após o término final do prazo do registro. "A substituição deverá fazer-se por decisão da maioria absoluta dos órgãos executivos de direção dos partidos coligados, podendo o substituto ser filiado a qualquer partido dela integrante, desde que o partido ao qual pertencia o substituído renuncie ao direito de preferência", diz a lei.

De acordo com dois ministros do Tribunal Superior Eleitoral ouvidos pelo site G1, a cúpula executiva do PSB deverá se reunir para escolher o substituto e apresentar o novo registro à Corte.

Igualmente rápidos parecem ser as investigações para averiguar as causas do acidente que vitimou o político e parte de sua equipe. Um grupo de peritos da aeronáutica que examinava o local já encontrou a caixa preta da aeronave, que contem gravações de vozes e que será levado para Brasília,apara ser analisado no Laboratório de Analise de Dados de Gravadores de Vôo. A Polícia Federal também abriu um inquérito para investigar as causas do acidente e 11 peritos do Instituto de Criminalística da capital federal se dirigiram para Santos, onde darão procedimento as averiguações do caso e na identificação das vítimas. Até o fechamento desta edição, ainda não se teinha pistas sobre a provável causa do acidente, porém de acordo com testemunhas que viram a queda, o avião já se encontrava em chamas enquanto caia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.