11/08/2014 às 09h14min - Atualizada em 11/08/2014 às 09h14min

Técnico em radiologia é preso em Sorocaba por filmar mulheres enquanto trocavam de roupa em clínicas

Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí - Foto: Reprodução/ TV Globo
Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí - Foto: Reprodução/ TV Globo

A Polícia Civil em Sorocaba investiga se o técnico em radiologia Manuel Ávila da Silva postou imagens de mulheres e crianças despidas na internet ou enviou tais imagens para uma rede internacional de pedofilia. Na sexta-feira (8) ele foi preso em Sorocaba (SP) suspeito de gravar imagens de mulheres trocando de roupa antes de realizar exames médicos nas clínicas e hospitais onde trabalhava.

De acordo com a delegada Ana Luíza Salomoni, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Manuel trabalhou em quatro clínicas e hospitais conceituados de Sorocaba, cidade onde ele vive. O homem também trabalhou em São Roque, Itapetininga (SP) e na capital. Atualmente ele trabalhava em Barueri, na grande São Paulo. A polícia também deve ouvir os representandes dessas clínicas e hospitais.

As investigações apontam que centenas de mulheres eram filmadas quando se despiam para fazer exames médicos. Durante dez anos, o técnico em radiologia espalhava as câmeras escondidas pelas clínicas e hospitais onde ele trabalhava. As câmeras eram colocadas em ralos dos banheiros, onde as pacientes trocavam de roupa e nas próprias salas de exames. As imagens mostram que ele arrumava as salas de forma que as mulheres tivessem que se despir em frente às câmeras estrategicamente posicionadas.

Manuel Ávila tem 50 anos, nasceu em Lima, no Peru, e está no Brasil há mais de 20 anos. No currículo consta que ele já foi professor de tomografia e ressonância magnética e trabalhou em um hospital infantil. “É incontável o número de imagens de pessoas diferentes que existem ali”, diz a delegada Ana Luiza. “As imagens são chocantes e trazem um conteúdo bem pesado. Não há dúvida nenhuma de que ele é quem fazia ardilosamente, indevidamente, essas filmagens tanto em pacientes como em familiares”, completa.

O técnico também instalou câmeras escondidas na própria casa. Uma parente da ex-mulher dele viu as imagens e se reconheceu em três gravações de 17 anos atrás. Em uma das cenas, ela toma banho. Em outras, Manuel aparece tocando a menina, que na época tinha 11 anos de idade, enquanto ela dormia. “Eu estou surpresa. Não esperava me ver nos vídeos. Eu me sinto extremamente invadida. Eu me sinto extremamente mal”, conta a vítima que preferiu não se identificar.

A polícia iniciou as investigações a partir das denúncias da ex-mulher dele, no fim do ano passado. "Inicialmente a ocorrência chegou como violência doméstica e aprofundando as investigações é que nós pudemos identificar que ele fazia o armazenamento indevido dessas imagens na casa dele com filmagens pesadas, de conteúdo denso há mais de dez anos", afirma a delegada.

Na casa do técnico em radiologia a polícia descobriu uma passagem secreta atrás de um armário no banheiro e que dava acesso ao porão. A ex-mulher dele diz ter encontrado pornografia infantil e, em outras partes da casa, gravações das câmeras escondidas, com imagens de mulheres e crianças nuas. Ela entregou tudo para a polícia. “O fato dele armazenar essas fotos já configura o crime”, explica a delegada.

O técnico em radiologia se defendeu dizendo que não é pedófilo e que não instalou as câmeras escondidas, só as encontrou. “Eu achei lá e guardei e pronto, para ninguém pegar. Só isso. Nunca gravei nada, não”, disse Manuel.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.