01/08/2014 às 13h00min - Atualizada em 01/08/2014 às 13h00min

Desfile de Entrada dos Carros de Lenha contará com a presença de um Carro de Boi

Festeiros afirmam que transporte dos animais do Sul de Minas Gerais se tornou muito dispendioso

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: arquivo / JE
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: arquivo / JE

A Festas de Agosto 2014 contarão com a presença de um Carro de Boi, pertencente a um dos moradores do município. A notícia chega de última hora, já que durante toda a semana foi divulgado que a entrada dos Carros de Boi teria sido totalmente cortada do tradicional Desfile Entrada dos Carros de Lenha, que acontece no dia três de agosto.

Muitos foram os boatos sobre o motivo do corte dos Carros de Boi, como a suposta proibição por parte de um juiz da cidade e principalmente o que narrava à ação de ativistas, que teriam ameaçado os festeiros e que prometiam atrapalhar o evento. Este boato provavelmente ganhou força por conta de um manifesto publicado na internet contra a utilização de animais nas festividades, porém segundo uma informação publicada no site São Roque Notícias, os administradores da ação teriam negado qualquer tipo de ameaça as celebrações ou a os festeiros. O boato foi tão grande que acabou envolvendo também o vereador Guto Issa, que supostamente teria arquitetado o boicote, fato também desmentido pelo próprio vereador em nota enviado a redação do JE.

Em entrevista, os festeiros Alexandre Marques Silveira, Fernanda Penteado Rulli Silveira, Ézio Donizetti Marchi e Helena Maria Leite Marchi esclareceram a questão, afirmando que a decisão do corte dos Carros de Boi foi tomada por motivos financeiro.

A participação dos animais nas celebrações da cidade esta intimamente ligada a Entrada dos Carros de Lenha, que teve inicio em 1881, quando o Padre João Carlos Cunho decidiu tornar as igrejas da cidade mais bonitas e atraentes, em uma época onde as comunidades rurais são-roquenses possuíam estes animais, utilizados no dia a dia dos moradores como meio de tração animal. Na época, os moradores doavam estes animais para que a igreja os utilizasse nas festividades, porém segundo os festeiros, com o advento da mecanização os bois passaram a ser cada vez menos utilizados, chegando a ter uma participação mínima dentro das festividades, algumas vezes com a presença de um único animal. Porém em 1999, o festeiro Murilo Silveira, que por coincidência era o pai do atual festeiro, Alexandre Marques Silveira, retornou com a tradição ao trazer os animais do sul de Minas Gerais.

De acordo com Alexandre Marques, desde aquele ano as Festas custeiam a vinda dos bois para a cidade, o que envolve uma série de documentações e taxas. “Neste ano, toda esta documentação se tornou muito mais rigorosa e custosa para a festa e além dos custos de transportes destes animais, fomos surpreendidos também com os custos de impostos sobre a circulação dos bois, que agora precisão circular com nota fiscal, como se fossem uma mercadoria que estivesse sendo entregue”. Segundo o Festeiro, ao somar todos os custos envolvidos no transporte, se tornou inviável trazer estes animais até a cidade, pois os gastos também envolveriam medidas de segurança especiais para o dia do desfile, como a inclusão de grades por todo o percurso da parada.

“Antes mesmos destes rumores começarem a rolar, a nossa decisão já havia sido tomada, por conta dos custos. Fazer este evento com os bois nos custaria algo em torno de R$100 mil, um custo exorbitante”, comenta o festeiro Ézio Donizetti Marchi ao afirmar que a festa é muito grande e já tem um custo muito alto, sendo bancado pela igreja, que recebe parte de sua renda da verba vinda das próprias festividades.

Com isto os animais não serão trazidos de outro estado, porém embora os festeiros tenham afirmado desconhecer a existência de animais que pudessem ser utilizados como tração dentro do município, um morador da cidade decidiu doar seus bois para uso nas festividades, mantendo a tradição dos Carros de Boi. “Este carro trará uma imagem de São Roque e será uma representação da cultura e da tradição da cidade”, afirma a festeira Fernanda Penteado Rulli Silveira, que comenta que o Desfile dos Carros de Lenha continuará tão bonito como sempre foi.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.