14/05/2014 às 15h13min - Atualizada em 14/05/2014 às 15h13min

Laboratório móvel do SENAI recebe visitantes durante reunião plenária da AISAM

Apelidada de Nano Mundo, a Unidade Móvel viaja cidades de todo o estado ministrando cursos sobre nanotecnologia

Uma atração muito especial marcou presença na reunião plenária da AISAM – Associação das Indústrias de São Roque, Araçariguama, Alumínio e Mairinque, deste mês de maio: a Unidade Móvel do SENAI equipada com laboratório de nanotecnologia.

Apelidada de Nano Mundo, a Unidade Móvel nada mais é do que uma carreta que viaja cidades de todo o estado de São Paulo dispondo de conteúdo para cursos e apresentações a alunos sobre nanotecnologia, uma nova tecnologia presente em muitas coisas do dia-a-dia.

A cada mês, a AISAM oferece um almoço especial durante suas reuniões de plenário, onde os diretores e representantes das empresas e indústrias da região discutem entre muitos assuntos a situação político-econômica das cidades integrantes da associação. No início da tarde desta quarta-feira (14), a partir das 11h, os associados e conselheiros que chegavam para a reunião, marcada no SESI de São Roque, tinham a oportunidade de conhecer a estrutura tanto da unidade móvel, quanto da própria escola.

Primeiro, os visitantes formavam um grupo de cerca de dez pessoas, para que as professoras do SENAI Nathalia Ramalho e Helena Hernandes, ambas moradoras de São Paulo, apresentassem o laboratório móvel e ministrassem uma pequena aula sobre nanotecnologia, que é o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular. Geralmente lida com estruturas com medidas entre 1 a 100 nanômetros (correspondente a 1x10 elevado a -9 metros, ou seja, um milionésimo de milímetro) em ao menos uma dimensão, e incluí o desenvolvimento de materiais ou componentes e está associada a diversas áreas.

Durante a palestra, foram passados exemplos básicos de onde é aplicada a nanotecnologia atualmente, como em tecidos impermeáveis, placas de circuito impresso de computadores e até camisas que não permitem nenhum tipo de odor ou tênis que não sujam.

“Para aproveitar o máximo possível da experiência de conhecer a unidade móvel de nanotecnologia são necessários alguns conhecimentos básicos de química, física, biologia etc”, explicou a Professora Nathalia em entrevista ao Jornal da Economia. “Hoje é apenas uma demonstração simples, para que as pessoas conheçam nossa estrutura e os nossos cursos. Mas normalmente há a exigência do visitante estar pelo menos no primeiro ano do ensino médio”, completou.

Após conhecer o laboratório móvel, os visitantes eram recebidos pelos alunos do SESI de São Roque para conhecer as dependências da escola.

Nossa equipe também conversou com Vinicio Pensa, presidente da AISAM, que ressaltou a importância dos associados e conselheiros em conhecer a estrutura do SENAI, do SESI e do FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) de maneira geral.

“É primordial que o empresário da nossa região tenha o contato com a estrutura oferecida pelas escolas. Hoje esse empresário estará conhecendo primeiramente a estrutura do laboratório móvel e, em seguida, será recepcionado pelo próprio aluno, para conhecer o que é ensinado na escola. O almoço também será no próprio refeitório do SESI”, explica Vinicio. “Os alunos que aprendem aqui hoje, poderão ser empresários ou grandes funcionários das indústrias da nossa região amanhã”, finaliza.

Além da Unidade Móvel do SENAI, os visitantes também conheceram algumas atividades do SESI de São Roque, como por exemplos os projetos de robótica e aulas de esportes, como a capoeira.

O Laboratório Móvel de Nanotecnologia do SENAI ficou aberto aos alunos e professores das escolas públicas e privadas da região a partir das 14h desta quarta-feira.

Veja na galeria abaixo as fotos realizadas durante a vinda do Laboratório Móvel do SENAI para São Roque.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.