16/04/2014 às 10h41min - Atualizada em 16/04/2014 às 10h41min

CBDN inaugura CT de Freestyle no Ski Mountain Park com Desafio Brasil x Argentina

Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), abre as portas do único Centro de Treinamento de Freestyle da América Latina no dia 17 de abril, às 9 horas

Com tempero da maior rivalidade sul-americana, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), abre as portas do único Centro de Treinamento de Freestyle da América Latina no dia 17 de abril, às 9 horas. Localizado em São Roque (SP), a 50 km da Capital, a estrutura, que é fruto de parceria com o Ski Mountain Park, receberá a primeira edição do Desafio Brasil x Argentina de Freestyle, evento que colocará atletas de diversas modalidades acrobáticas em uma competição por nações.

Grandes nomes do Snowboard, Ski, Wakeboard e Skate de Brasil e Argentina marcarão a inauguração do moderno CT em São Roque. Isabel Clark, Marcos Batista, do Brasil, e Martin Jaureguialzo, da Argentina, destaques continentais do Snowboard são alguns dos atletas garantidos no evento. A brasileira Josi Santos também participará da competição.

O evento será aberto à imprensa e já faz parte dos projetos de longo prazo da CBDN para as modalidades de neve no Brasil. Com a moderna estrutura, construída nos últimos dois anos, o presidente da Confederação, Stefano Arnhold, vê grandes possibilidades para crescimento do Ski e do Snowboard.

“É com grande satisfação que anunciamos a abertura de nosso Centro de Treinamento de Freestyle, que conta com tecnologia de ponta desde sua concepção”, destaca Arnhold. “O Ski Mountain Park sempre foi grande parceiro das modalidades de neve. Nesse projeto, não foi diferente e o Parque foi fundamental para viabilizar a construção de estrutura que abre novos horizontes para os esquiadores e snowboarders brasileiros. O Comitê Olímpico Brasileiro, através da Lei Piva, e o Ministério do Esporte também foram grandes apoiadores.”

“A essência do Ski Mountain Park é o esporte. Para nós é um orgulho fazer parte desse projeto inédito no país. Investir no desenvolvimento do CT, em parceria com a CBDN, nos motiva porque acreditamos no potencial dos atletas brasileiros nas modalidades. Toda essa estrutura foi feita com muita dedicação para que sejamos referência quando se fala em esportes de neve no Brasil”, comenta Roque Silva, diretor do Ski Mountain Park e um dos principais entusiastas das modalidades de neve.

Desenhado pelo especialista italiano Roberto Moresi, o Centro de Treinamento de Freestyle da CBDN contra com três pistas artificiais em diferentes inclinações e kickers, que permitem saltos com aterrissagem em colchão inflável AcroBag de 400 m2, de última geração para treinamentos acrobáticos. Além disso, trampolins também poderão ser utilizadas para o aprimoramento dos movimentos aéreos dos atletas.

“O desenvolvimento de um centro de treinamento em território nacional abre uma nova perspectiva nesse complexo sistema que é o treinamento de atletas, possibilitando a continuidade do planejamento macro de treinamento em todas áreas, que incluem as partes física, técnica e psicológica. Se antes o componente técnico estava ausente, agora não ficará mais”, aponta Pedro Cavazzoni, superintendente técnico da CBDN, também lembrando a possibilidade de detecção de talentos e atração de novos fãs para as modalidades com o Centro.

Com o fim do ciclo olímpico de Sochi-2014, a Confederação se volta ao planejamento dos próximos passos. Nesta nova fase, que se inaugura junto ao CT, a CBDN inicia a preparação de longo prazo, com vistas aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026. A estrutura de São Roque é parte importante nesse projeto, que será desenvolvido ao longo de 2014 com estudos científicos e de viabilidade para cada modalidade.

“Já sabemos que o Aerials será um dos principais focos pelas características ‘de verão’ que tem. É uma modalidade que se desenvolve majoritariamente longe da neve, com treinos ao longo do ano e que poderão ser realizados em parte em São Roque. Projetamos que em 2026 sejamos uma Nação efetivamente competitiva”, afirma Stefano Arnhold.

“As modalidades de Freestyle têm uma característica muito interessante: são decididas majoritariamente no ar e não na neve. Ou seja, o que faz um atleta ter uma performance destacada é o que ele realiza e a forma como o corpo se comporta no ar, o que não varia de uma país tropical para um de inverno”, completa Cavazzoni. “No Aerials, por exemplo, o desenvolvimento técnico das acrobacias é realizado em rampas artificiais durante o verão, e, durante o inverno, o atleta reproduz a acrobacia que dominou durante o verão. É assim que países como Austrália e China obtêm grande sucesso nessa modalidade”.

Além dos treinamentos, o local também sediará provas em território nacional, uma das ações estratégicas da CBDN para aumentar o interesse dos brasileiros pelas modalidades de neve.

“O planejamento agora é tornar o Centro um local de pratica constante nas mais diferentes idades e níveis técnicos. Para o programa de alta performance, o local será utilizado majoritariamente para a detecção e desenvolvimento de talentos com seletivas e training camps. Planejamos ainda utilizar o local para alguns eventos todos os anos, aproveitando a beleza do Ski Mountain Park, que está instalado na bela cidade de São Roque e em meio a uma reserva natural com linda vista, e a plasticidade das próprias modalidades”, revela Cavazzoni.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.