16/04/2014 às 10h01min - Atualizada em 16/04/2014 às 10h01min

Nomeado o novo Bispo da Diocese de Osasco

No dia 16 de abril de 2014, quarta-feira, o Santo Padre, o Papa Francisco, aceitou o pedido de renúncia do governo pastoral da nossa Diocese de Osasco, apresentada por Dom Ercílio Turco

No dia 16 de abril de 2014, quarta-feira, o Santo Padre, o Papa Francisco, aceitou o pedido de renúncia do governo pastoral da nossa Diocese de Osasco, apresentada por Dom Ercílio Turco no ano passado, em conformidade com o Can. 401 – parágrafo 1, do Código de Direito Canônico, o qual pede que, ao completar a idade de 75 anos, o Bispo peça renúncia. Dom Ercílio completou esta idade em 13 de março de 2013.

Ao mesmo tempo, o Papa nomeou como novo Bispo da Diocese de Osasco Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, Ordem dos Frades Menores, transferindo-o da Diocese de União da Vitória (Paraná).

É com grande alegria que acolhemos em nossa Diocese e em nossa Paróquia Dom Frei João Bosco. Desejamos que o Espírito Santo o ilumine no pastoreio desta porção do povo de Deus que lhe foi confiada! A Dom Ercílio Turco, nossa eterna gratidão e respeito por todo trabalho missionário e evangelizador realizado aqui na Diocese de Osasco durante estes 14 anos de episcopado, em especial, por todo carinho dedicado a nossa Paróquia! Que Deus o abençoe e recompense! Muito obrigada, Dom Ercílio! Seja bem-vindo, Dom Frei João Bosco!

 

Transcrevo abaixo a mensagem publicada, nesta manhã, por Dom Ercílio Turco saudando o novo Bispo da Diocese de Osasco.

 

Bendito o que vem em nome do Senhor

Com alegria saúdo o novo Bispo Diocesano Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, OFM, de Osasco nomeado pela Papa Francisco para pastorear essa porção do Povo de Deus que está em Osasco e nos demais municípios que compõem nossa Diocese de Osasco.

Ele vem reavivar nossa fé pelo anúncio do evangelho, congregar-nos em Igreja e ser nosso pastor diocesano.

Como Sucessor dos Apóstolos é para nós mestre da doutrina, sacerdote do culto sagrado e ministro do governo na Igreja diocesana, sinal de Reino de Deus, fermento, sal e luz em nossa realidade.

Pedimos ao Espírito Santo que o ilumine no exercício do múnus episcopal de santificar, ensinar e governar nossa Igreja diocesana na comunhão com Jesus Cristo, o Bom Pastor, com o Santo Padre Francisco e com o colégio dos Bispos.

Agradecemos a Deus que nos envia este novo pastor. Nós o acolhemos com carinho e lhe prometemos nossa obediência e serviço pastoral sob sua orientação para a salvação dos irmãos e gloria de Deus.

Vemos nele o princípio visível de unidade e de comunhão entre nós. Com ele edificaremos sempre mais a Igreja Diocesana na comunhão de todos os seus membros em união com a Igreja no mundo todo, colocando nossos dons e ministérios a serviço dos fiéis e difusão do Evangelho.

Bem-vindo Dom Frei João Bosco, nos o acolhemos com carinho filial.

Dom Ercílio Turco - Administrador Apostólico da Diocese de Osasco

 

Conheça um pouco sobre o novo bispo da Diocese de Osasco: Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, ofm.

Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa nasceu em 08 de dezembro de 1952; é natural de Guaratinguetá (SP), membro da Ordem dos Frades Menores (OFM). Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu em Guaratinguetá, no dia 07 de janeiro de 1978. Nos primeiros vinte anos de padre, exerceu seu ministério entre São Paulo e Rio de Janeiro. Foi nomeado bispo em 03 de janeiro de 2007, sendo ordenado no dia 23 de março do mesmo ano. É bispo de União da Vitória (PR) desde 30 de março de 2007. O lema “Cristo nossa vitória” conduz a missão episcopal de Dom Frei João Bosco.

Com formação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e Comunicação Social pela União Católica Internacional de Imprensa, Dom Frei João Bosco dedica-se aos trabalhos da Pastoral da Comunicação, com experiências em mídias audiovisuais, rádio e televisão. Em 2013, integrou a comissão do texto base da 51ª Assembleia Geral da CNBB. Atualmente, é presidente do Regional Sul 2 da CNBB e membro do Conselho Permanente da CNBB.

 

Thaíza Thiemi Kono - Setor 05 – Comunicação–17.04.2014


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.