09/01/2018 às 10h41min - Atualizada em 09/01/2018 às 10h41min

Não existe data limite para cadastro biométrico em São Roque, Mairinque, Alumínio e Araçariguama

Boatos tem deixado população em dúvida e lotado os cartórios eleitorais

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: reprodução / internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: reprodução / internet

Segundo o Cartório Eleitoral de São Roque, não existe um período limite para o cadastro biométrico nas cidades de São Roque, Mairinque, Alumínio e Araçariguama. O Brasil tem passado por um amplo processo de cadastramento por biometria (leitura eletrônica da impressão digital) desde 2008, entretanto não são todos os municípios que precisarão passar por este processo neste ano.

“As eleições de 2018 ainda serão o que chamamos de ‘eleições mistas’ onde tanto as pessoas que já contam com o registro biométrico, quanto as que ainda não realizaram o cadastro poderão votar normalmente”, afirmou a Chefe do Cartório de São Roque, Maria Esmeralda Hengler.

Muitas pessoas tem ficado em dúvida com relação ao cadastramento eletrônico pois muitas notícias tem circulado pela internet e nas redes sociais afirmando que caso a pessoa não se cadastre, poderá ter seu título eleitoral suspenso. A informação tem feito com que muitas pessoas procurem o cartório eleitoral de São Roque em busca do seu cadastramento, o que tem gerado muitas dificuldades tanto para a população, que tem que enfrentar grandes filas, quanto para os funcionários, que tem que lidar com uma demanda de pedidos excessiva.

A informação sobre o bloqueio do título de eleitor não é necessariamente mentira, mas sim imprecisa, pois embora seja verdade que o eleitor desatento que não se cadastrar a tempo possa perder seu título de eleitor, isto somente acontece nas cidades onde já ocorreu o chamado cadastramento obrigatório, como é o caso das cidades de Sorocaba e Guarulhos.

Nestes casos são montadas grandes estruturas para que toda a população possa se cadastrar, mas a medida não deve ser implementada neste ano na microrregião eleitoral da qual São Roque faz parte (Zona 131). O prazo é de que até 2022 todas as cidades do país passe pelo cadastro biométrico.

“Como em nossa região ainda não existe um prazo para o cadastramento, o que estamos realizando é a chamado registro ordinário, onde as pessoas que precisam realizar algum procedimento com o seu título já tem a sua biometria colhida, porém não passamos ainda por um recadastramento obrigatório”, diz Maria Esmeralda.

Outra medida que está sendo planejada é um cadastro móvel na cidade de Araçariguama que deve ocorrer no mês de fevereiro. O Processo deve ocorrer do dia 19 de fevereiro até 20 de abril segundo o Cartório Eleitoral, sendo uma medida com o objetivo de incrementar o registro biométrico na cidade, por conta da dificuldade das pessoas da região em realizar o processo.

Deste modo no momento, segundo a Chefe do Cartório de São Roque não é necessário ter pressa para realizar o cadastramento biométrico no município. As pessoas que tiverem que realizar qualquer alteração em seu título, ou mesmo retirar o mesmo pela primeira vez, já terão o cadastramento realizado e os que ainda não tiverem realizado o registro poderão fazê-lo durante o período obrigatório, que será amplamente divulgado pela mídia local.  

Entretanto, os que quiserem garantir o seu registro podem realizar o agendamento do mesmo através do site http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.