15/12/2017 às 09h46min - Atualizada em 15/12/2017 às 09h46min

Como escolher um terreno na hora de construir

Preste atenção em algumas características básicas que podem ajudar a evitar que você tenha dores de cabeça no futuro

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Soprojetos
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Soprojetos

Toda boa construção começa com um bom terreno. Esta é uma regra que mostra a importância de prestar atenção na hora de escolher a propriedade onde irá construir sua casa, afinal prestar atenção em algumas características básicas pode ajudar a evitar que você tenha dores de cabeça no futuro, ou pior, no meio da obra. Confira algumas dicas.

Topografia: Por terrenos planos serem mais caros, muitas pessoas buscam por propriedades em declive ou aclive devido aos seus preços mais em conta, o que pode resultar em bons negócios. Porém é necessário prestar atenção em alguns detalhes, afinal pagar mais barato em um terreno desnivelado pode significar que você terá que gastar mais para deixa-lo em ordem. Propriedade em declive necessitam de movimentações de terra, aterros e estruturas de contenção e de drenagem, enquanto terrenos em aclive também precisam de obras estruturais, como escoamento da água, e podem correr o risco de alagamento.

Sempre consulte um arquiteto ou engenheiro para aproveitar o traçado natural da melhor maneira e evitar gastos desnecessários.

Solo: Cada tipo de terreno oferece vantagens e desvantagens dependendo do tipo de casa que você quer ter. Os solos pedregosos, por exemplo, trazem dificuldades na hora de fixar fundações mais profundas, sem contar que remover rochas é um trabalho caro, enquanto propriedades arenosas não são indicados para casas pesadas, com vários pavimentos, devido aos seus problemas erosão futura.

Sempre faça uma sondagem do solo para analisar o perfil do terreno e saber se será necessária uma fundação simples ou complexa.

Infraestrutura: Não adianta achar o terreno dos seus sonhos se o lugar não oferecer os serviços de infraestrutura que você vai precisar. Existe rede elétrica, de água e de esgoto? É um bairro residencial ou comercial, onde mais empreendimentos (como uma casa noturna) podem ser construídos? A região é conhecida por gerar congestionamentos. Todos estes fatores podem não influenciar na construção de sua casa, mas vão afetar sua vida.

Documentação: Na hora de comprar a propriedade, peça a certidão da mesma, com negativa de ônus e alienações, que é emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis da cidade e que contém também o histórico do terreno. Verifique também se há ações contra o proprietário através de certidões de ações dos distribuidores cíveis, protesto, execuções fiscais e ações federais.

Uma dica importante: confira se o terreno está registrado no nome de quem o está vendendo e peça a Certidão Negativa de Débitos Municipais e o carnê do IPTU, que informa a metragem do terreno e o valor venal.

Sol: No Brasil, a face norte é a que mais recebe iluminação durante o dia e por este motivo terrenos com a frente voltada para esta direção costumam ser valorizados. Na hora de planejar sua casa, deixe os dormitórios e a área de piscina voltados para o nascer do sol, além de prestar atenção se a iluminação não é obstruída por um prédio ou por outra casa.

 

                         
     


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.