10/12/2017 às 13h47min - Atualizada em 10/12/2017 às 13h47min

Prefeitura de São Roque não deve realizar mudanças no trânsito com liberação da marginal

Trânsito deve permanecer o mesmo em 2018, mas Departamento de Trânsito estuda mudanças para o ano que vem

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

Segundo a Prefeitura de São Roque, a recente liberação das pistas do trecho final da Avenida Antonino Dias Bastos, não deve trazer, pelo menos em um primeiro momento, alterações a estrutura do trânsito de São Roque. Durante a liberação da segunda pista da marginal nossa reportagem conversou com o Diretor de Trânsito de São Roque, Vanderlei Martins Paschoal, sobre os planos da administração municipal para o fluxo de carros no município.

Segundo Vanderlei, a liberação  do fluxo da marginal deve “desafogar” o trânsito de parte das avenidas Brasil e Tiradentes, geralmente congestionadas nas áreas escolares durante os horários de pico. “Com a abertura da marginal conseguimos distribuir melhor o fluxo nesta região da cidade”, afirma.

Muito se cogitou se o trecho da Avenida Tiradentes entre a Av. John Kenedy e a Rua Pedro Vaz voltaria a ter sentido duplo, porém isso não deve acontecer no momento, mantendo o trecho apenas com um sentido. Segundo o Departamento de trânsito a ideia é avaliar como o tráfego de veículos passa a funcionar na região após a liberação da marginal e assim, identificar os trechos que não estejam funcionando com eficiência.

Entretanto o Departamento de Trânsito já estuda algumas mudanças para a cidade. Uma delas, que pode ocorrer no ano que, vem seria uma alteração na rotatória próxima ao Supermercado São Roque, na Avenida Brasil, e em algumas vias próximas, porém o projeto ainda está sendo desenvolvido e nada ainda está sendo definido.

Também existem planos para melhorar o sistema de semáforos da cidade instalando o chamado “laço Virtual”, onde o aparelho detecta o nível do fluxo de veículos e regula suas fases em função disso.

Outra implementação importante que deve acontecer futuramente no trânsito de São Roque é a ampliação da Zona Azul, que deve ser aplicada em outras vias municipais. “O que acontece com a Zona Azul é que quando ela é aplicada, as pessoas vão para outras áreas que não contam com o sistema, como se fosse uma válvula de escape. Como existem outras áreas comerciais na região que não contam com o sistema, estamos estudando a ampliação do mesmo para que ninguém saia prejudicado”, comenta Vanderlei

Segundo o Prefeito Cláudio Góes, o município também estuda a situação da conhecida “gota”, instalada no Jardim Villaça e que tem sido alvo de inúmeras críticas ao não ter sido integrada ao prolongamento da Rodovia Raposo Tavares, dificultando a vida de muitos motoristas que circulam pela área. “Já podemos realizar uma intervenção no trecho pois já se trata de uma área de domínio municipal. Vamos sempre estudando as possibilidades e procurar realizar inovações neste e em outros locais”, destacou o Prefeito.

A Prefeitura também já estaria em contato com a ViaOeste e com a Artesp sobre outros pontos polêmicos do transito são-roquense, como o próprio contorno da Raposo Tavares.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.