15/11/2017 às 11h22min - Atualizada em 15/11/2017 às 11h22min

Triatleta Sanroquense participa da maior travessia Aquática do Brasil e concluí 24 km nadando!

A Maratona Aquática 14 Bis é a maior e mais tradicional prova de seu gênero no Brasil

A Maratona Aquática 14 Bis é a maior e mais tradicional prova de seu gênero no Brasil, tendo envolvido milhares de nadadores brasileiros e internacionais ao longo de seus mais de quarenta anos de história.
Esta edição realizada dia 11/11 (sábado) foi dura, graças à baixa força da maré minguante e às fortes chuvas da noite anterior, que encheram os rios que desaguaram no canal provocando correntezas contrárias ao nadadores, comenta a triatleta Juliana Bueno.


Os nadadores enfrentam as (nem sempre) calmas águas do Canal de Bertioga – o canal que separa a Ilha de Santo Amaro (Guarujá) com cerca de 24 km de extensão, a prova demonstra ser um desafio para todos os estilos.

Os nadadores competitivos se esforçam para vencer a prova, nadando em ritmo forte por horas a fio e poucas paradas para alimentação.

Os nadadores medianos, por sua vez, vêm na Maratona Aquática 14 Bis, a oportunidade de se auto-afirmarem como nadadores de verdadeiras maratonas aquáticas, superando seus limites e demonstrando para si mesmos do que são capazes.

Quem faz uma Maratona Aquática 14 Bis não esquece da emoção de emergir no outro extremo da prova, exaurido pelos quilômetros de esforço, pelas correntezas, pelas mudanças da maré, pelos percalços ao longo da prova, pelas marolas, pelo vento contra e por tantas outras dificuldades que lhe são peculiares. E depois de tudo, ser recebido pelos militares e representantes de Bertioga e Guarujá com um sorriso no rosto, um forte aperto de mão e uma medalha no peito. 
"Tenho um encanto por provas de longas distâncias, provas duras daquelas que vou treinar meses, anos para poder um dia realizar e entrar na prova sem ter certeza se vou terminar isso me desafia, nadar 24km era um sonho que não sabia quando ia realizar e foi esse ano, comecei a preparação no início do ano pois já prático Triathlon desta forma não começaria do zero, fiz treinos de longas distâncias e um no canal para ver como seria, mas no dia do treino a maré ajudou a correnteza estava a favor e no dia da prova estava totalmente diferente, calculei terminar a prova em 6h30 média mas com as condições do clima terminei em 7h42 estava muito esgotada não aguentava de dor no ombro mas ao terminar a superação dos 24km nadando foi muito maior que uma dor no ombro"
 

A atleta Juliana Bueno ficou em 4º colocação na categoria de idade e terminou na 18 posição geral feminino das 43 atletas concluintes dentro do horário do corte.
 

No dia seguinte 12/11 (domingo) a atleta participou da Copa Interior de Triathlon garantindo mais uma vitória no Triathlon na cidade de Araras. Ficando em 1 categoria e 2 geral feminino. " Nunca doeu tanto fazer uma prova de short triathlon, arrastei as dores da maratona mas deu super certo, administrei a prova na experiência, mas não aconselho fazer o mesmo".


Agradecimento especial ao Fábio Sturion sem ele como treinador e caiaqueiro não teria terminado a prova, ele tinha a função de me colocar nas partes  com menos correnteza no canal e me alimentar de 30 em 30 min para não perder performance! Vi muitos barqueiros colocando o atleta para nadar na parte mais difícil é isso custou a desistência ou a retirada do atleta na prova por não concluir no tempo limite!

momento da chegada da atleta Juliana

 

Fábio Treinador e Caiaqueiro e a atleta Juliana

Agradecimento do apoio:

Jornal da Economia
Nutricionista Valeria Boccato
Academia Cultura Física
Farmácia Exímia
Sport Bike SR
Team Courier

 

a atleta participou da Copa Interior de Triathlon e conquista  1º categoria e 2º geral feminino


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.