09/11/2017 às 15h06min - Atualizada em 09/11/2017 às 15h06min

Autódromo Internacional será construído em Araçariguama

Prefeitura anuncia parceria com Ituano Motor Sport Clube em projeto sem precedentes na história do município

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação

O IMSC (Ituano Motor Sport Clube) e a Prefeitura de Araçariguama, anunciaram nesta semana a construção de um autódromo internacional no município. Segundo as primeiras informações sobre o projeto, o Autódromo Internacional de Araçariguama deve contar com uma área total de 1 milhão de m2, em uma estrutura que deve comportar diversos empreendimentos além da pista principal, que estará preparada para receber competições nacionais e internacionais.

“Como o futebol, o automobilismo mora no coração dos brasileiros. Juntamente com o futebol, foi o esporte que mais nos deu projeção através de grandes pilotos, como Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Rubinho Barrichello, entre outro. Sendo assim, não restam dúvidas que, mesmo antes de iniciarem as obras, estaremos diante de um projeto de grande sucesso”, afirmou o presidente do IMSC Eduardo Gliorio Gozzano.

De acordo com Gozzano a o projeto da pista chega para suprir falta de pistas profissionais para prática do automobilismo no Brasil, contando com uma estrutura que deve fazer frente a grandes centros esportivos do país.

Estrutura de primeiro mundo

?

Planejado para ser um espaço multiuso, o projeto do novo autódromo contará com uma pista construída nos padrões internacionalmente, além de trazer a estrutura necessária para a prática de outras atividades e competições “sobre rodas”, como Kart, Stock Car, Fórmula Truck entre outros.

Os detalhes sobre o projeto devem ser esmiuçados na próxima semana, porém as primeiras informações sobre o autódromo afirmam que ele terá capacidade para

10 mil lugares fixos e cobertos, estacionamento para até 5 mil vagas, 50 vagas para caminhões e trailers das equipes, um padoque com capacidade para 2 mil pessoas e 40 boxes com 10 metros de frente, e 20 metros de profundidade.

O complexo também contará com uma Torre de Cronometragem, Sala de Comissários Desportivos e para Secretaria de Provas, Área de Pesagem e Abastecimento, Ambulatório de 100 m2, Bilheterias. O local também contará com outros empreendimentos anexos, como dois restaurantes, quatro lanchonetes, dois hotéis, um heliponto e heliporto.

Além disso existe a previsão de um espaço para shows, além da construção de uma Universidade do Automobilismo, com cursos de extensão à distância e presenciais para Diretores de Provas, Sinalizadores, Cronometristas, Socorristas, Preparadores de Motores, cursos de pós-graduação em Jornalismo, Fotografia, Engenharia, Advocacia, entre outras atividades profissionais do universo automobilístico. 

O valor da obra ainda não foi divulgado, porém um empreendimento deste deve trazer um investimento sem precedentes na história do município além de gerar milhares de empregos. “Nossa região é conhecida pela geração de empregos e pelo potencial industrial. Foi justamente nesse eixo que traçamos as diretrizes para nosso projeto, uma vez que temos empresas ligadas ao ramo automobilístico instaladas muito próximas de nossa cidade, como a Toyota de Sorocaba e Indaiatuba, a GM de Indaiatuba, a Filtros MANN, Kia Motors em Itu, Termoid em Salto, Chery Veículos também em Salto, e várias outras multinacionais”, disse a prefeita de Araçariguama, Lili Aymar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.