07/11/2017 às 11h30min - Atualizada em 07/11/2017 às 11h30min

Dia 18 tem Mutirão contra o Aedes aegypti em Cotia

Ação começa pelo bairro Rosemary, na divisa com Itapevi. Diversas secretarias municipais, a câmara e a sociedade como um todo participam da ação

- Foto: Vagner Santos
- Foto: Vagner Santos

A Prefeitura de Cotia realizará um mutirão contra o Aedes aegypti no bairro Jardim Rosemary. A ação está marcada para sábado (18/11), a partir das 9h. O bairro foi escolhido por ser o primeiro, a partir da divisa com Itapevi, e devido à grande concentração de moradores. As próximas ações deverão seguir pelos bairros vizinhos como Parque Miguel Mirizola, Lajeado, entre outros, até percorrer todas as regiões com maior incidência de criadouro do mosquito vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

O mutirão contará com a participação e apoio de diversas secretarias municipais, associações de bairro, da Câmara municipal, de estudantes e da população. “O mosquito não escolhe classe social e nem região geográfica, por isso é tão importante o envolvimento de todos, sem exceção, nas ações de combate aos criadouros. Sem mosquito, sem contaminação”, disse o secretário de Saúde, Magno Sauter.

Durante o mutirão, a Secretaria de Obras e Serviços vai recolher objetos descartados pela população e que apresentam risco de se tornarem criadouro do mosquito, os agentes também vão inspecionar as casas, eliminar possíveis focos do mosquito, colher mostras de larvas, caso sejam encontradas, orientar e tirar dúvidas da população e distribuir material educativo. A ação contará com a participação de estudantes da Escola Municipal Malvina de Castro. “A ideia é pegar alguns alunos, entre os mais velhos, leva-los a campo para conhecerem as ações de combate, ajudarem na distribuição de material educativo e, com certeza, formarmos agentes multiplicadores em suas casas despertando e fortalecendo que só venceremos o mosquito se todos fizermos a nossa parte”, disse Páscoa Bichiato, coordenadora da Vigilância Ambiental de Cotia.

Ação no Dia de Finados

Cotia declarou uma verdadeira guerra ao mosquito Aedes aegypti. Tanto assim que, no Dia de Finados (2/11), a equipe de agentes de saúde fez uma ação de conscientização nos cemitérios. “Aproveitamos o grande número de pessoas que visitaram os quatro cemitérios municipais para entregar um material educativo e reforçar o pedido para que não deixassem vasos de flores e outros recipientes que acumulem água no local”, disse Páscoa Bichiato.

Durante todo o ano, a equipe percorre os bairros e os pontos estratégicos, que são os cemitérios, borracharias, ferro-velho e outros locais considerados de alta periculosidade quando o assunto é criadouro do Aedes aegypti.

Estatística em Cotia(1 de janeiro a 30 de outubro de 2017)

Vírus Zika

Notificados - suspeitos = 7 casos

Negativos -  descartados = 7 casos

Positivos - confirmados = 0

Chikungunya

Notificados - suspeitos = 16 casos

Negativos - descartados = 15 casos

Positivos - confirmado = 1 caso

Dengue 

Notificados - suspeitos = 148 casos

Negativos - descartados = 119 casos

Positivos - confirmados = 29 casos


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.