31/10/2017 às 23h08min - Atualizada em 31/10/2017 às 23h08min

Saiba mais sobre o golfe, esporte ainda pouco conhecido no Brasil

O Golfe surgiu na Escócia em meados do século XVIII e apesar de ser uma prática antiga, ainda é pouco difundido no Brasil, mas gradualmente vem atraindo novos adeptos. O golfe foi uma das modalidades presentes nas Olimpíadas do Rio, em 2016, após longos 112 anos fora da competição. Atualmente, os Estados Unidos  são o país com o maior número de medalhas na modalidade, e é de lá também o melhor golfista da atualidade:Jordan Spieth, que lidera o ranking desde 2015. Saiba mais sobre o esporte que é muito popular também na Europa.


Regras do Golfe
O objetivo do jogo é golpear uma bola de 42 milímetros com tacos (que podem ser de cinco tipos)  fazendo com que ela caia nos buracos espalhados pelo campo, que contém obstáculos como ondulações, areia, lagos e etc. O detalhe que torna o jogo mais intrigante é que a bolinha deve cair com o menor número de tacadas possíveis. Os buracos são sinalizados com bandeiras e algumas jogadas tem valores mais altos que outros, como o hole in one,  que acontece quando o golfista acerta o buraco na primeira tacada. É lance raro que garante pontos altos.


Benefícios do Golfe para a saúde

Os benefícios desse esporte são inúmeros para a saúde física e mental. O golfe auxilia no combate ao stress e auxilia  na disciplina e paciência, já que a cada movimento deve-se calcular, pensar e agir de forma suave, coordenada e harmoniosa. Além disso, os movimentos também estimulam a circulação e oxigenação do sangue e reduzem o colesterol ruim. O aumento da resistência física e a tonificação muscular também são vantagens que os praticantes assíduos de Golfe adquirem.

Golfe no Brasil

No Brasil, o esporte ainda caminha a passos lentos. Praticante do esporte, o empresário Wilson Borges crê que o esporte ainda não se popularizou em terras tupiniquins devido à estrutura que exige. "O Golfe é um esporte muito pouco popular no Brasil por, geralmente, estar ligado a pessoas de maior poder aquisitivo. Isso porque esse esporte exige alguma estrutura: espaços grandes, arborizados, com lago, além dos assessórios pessoais de cada competidor, que não são baratos. Mas aos poucos essa realidade está mudando", ressalta.


Para os brasileiros que pretendem conhecer e se arriscar no golfe, o primeiro campo público do esporte no Brasil foi aberto na Reserva de Marapendi, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O espaço conta com 970 mil metros quadrados e foi construído para os jogos Olímpicos do Rio em 2016 e deixado de herança para novos e velhos praticantes.


A confederação Brasileira de Golfe (CBG), também interessada em difundir o esporte no Brasil, oferece aulas sem taxas de matrícula ou mensalidades em diversas datas ao longo do ano e disponibiliza ingressos para vários campeonatos gratuitamente. Em São Paulo, também é possível iniciar-se no golfe a partir de R$15,00 no Centro de treinamento da Federação Paulista de Golfe.

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.