31/10/2017 às 19h41min - Atualizada em 31/10/2017 às 19h41min

Com 2 mil pacientes, Casas André Luiz são referência no tratamento odontológico a pessoas com deficiência

Pioneira na especialidade, instituição realiza cerca de 9 mil atendimentos e procedimentos todos os anos

Reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia apenas em 2002, a Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais ainda é uma especialidade extremamente nova no Brasil: são aproximadamente 560 profissionais capacitados para oferecer tratamento odontológico às pessoas com deficiência. No estado de São Paulo, de acordo com o Conselho Regional, apenas 181 dentistas atuam nessa área.

 

Pioneira nesse trabalho, as Casas André Luiz oferecem o serviço odontológico especializado aos seus pacientes desde 1961 e, ao longo dessas mais de cinco décadas, tornaram-se referência no assunto graças a um tratamento humanizado. Atualmente, a instituição realiza cerca de 9 mil atendimentos e procedimentos por ano, tanto no Ambulatório de Deficiência Intelectual como na Unidade de Longa Permanência, ambos localizados em Guarulhos (SP).

 

Entre os cerca de 2 mil pacientes que recebem assistência odontológica da entidade, 72% possuem deficiência grave ou profunda, o que dificulta muito o trabalho dos dentistas. “A diferença do tratamento oferecido pelas Casas André Luiz é, justamente, a forma como os profissionais lidam com as limitações físicas e mentais dos assistidos. É preciso dominar técnicas e abordagens clínicas que possibilitem um tratamento de qualidade e, ao mesmo tempo, ter um cuidado empático e atencioso”, explica Fernando Barros, dentista responsável pela Unidade de Longa Permanência.

 

O atendimento é oferecido em todas as áreas odontológicas: periodontia, ortodontia, cirurgia oral menor, semiologia, dentística operatória e restauradora, endodontia, prótese fixa e implante. Cada paciente é analisado de forma individual, porque possui características específicas que exigem uma atenção diferenciada. As condições físicas de alguns impedem, inclusive, determinados procedimentos ortodônticos – o implante dentário e de aparelhos, por exemplo, não pode ser realizado em todos os casos.

 

Mas a terapia odontológica não se resume apenas à consulta médica: escovação e alimentação saudável também promovem a eficiência do tratamento. Para garantir a higiene bucal de todos os pacientes, são realizadas avaliações regulares que evitam doenças e complicações, além de um processo de conscientização de familiares e padrinhos. “Todo esse trabalho minucioso busca garantir a qualidade de vida a essas pessoas com deficiência intelectual. Esse, aliás, é o principal objetivo das Casas André Luiz há quase 70 anos”, finaliza Barros.

 

Sobre as Casas André Luiz

Fundadas em 1949, as Casas André Luiz são uma instituição sem fins lucrativos, que oferece atendimento gratuito às pessoas com deficiências. Com um trabalho especializado e único, atende hoje cerca de 2 mil pessoas, das quais 600 são residentes na Unidade de Longa Permanência (ULP), em Guarulhos-SP, e 1400 recebem atendimento em regime ambulatorial. Ao todo, a entidade realiza cerca de 230 mil atendimentos anuais em todas as especialidades. São 68 anos de história dedicados a promover a inclusão social e o aumento da qualidade de vida de seus pacientes, garantindo condições de liberdade e vida digna às pessoas com deficiências.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.