22/10/2017 às 14h53min - Atualizada em 22/10/2017 às 14h53min

Sociedade Brasileira de Pediatria lança manual de orientação sobre crianças e a era digital

Documento inédito no Brasil foi inspirados em estudos e recomendações internacionais e adaptado a realidade nacional

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: reprodução / internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: reprodução / internet

Vivemos a era digital com tanta intensidade que muitas vezes nos esquecemos como ela pode influenciar negativamente os adultos e, principalmente, as crianças. Pensando nisso a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou um manual de orientação para que médicos, pais e educadores lidem melhor da saúde infantil diante da tecnologia.

Chamado “Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital”, o documento inédito no Brasil foi inspirados em estudos e recomendações internacionais e adaptado a realidade nacional, sendo elaborado pelo Departamento Científico (DC) de Adolescência da SBP, sob coordenação da Dra. Evelyn Einsentein, professora de Pediatria e Clínica de Adolescente e coordenadora de disciplina de Adolescência da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O trabalho é originário de um pedido da Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dra. Luciana Rodrigues Silva, sendo que de acordo com a SBP, estudos científicos comprovam que a tecnologia influência comportamentos através do mundo digital pela adoção de hábitos, muitos deles inadequados desde os primeiros anos da infância. “O uso precoce e de longa duração de jogos online, redes sociais ou diversos aplicativos com filmes e vídeos na Internet pode causar dificuldades de socialização e conexão com outras pessoas e dificuldades escolares”, afirma o manual.

A apostila pode ser encontrada no site da SBP conta com apenas 13 páginas e traz orientações tanto para país, educadores e médicos sobre como proceder diante presença cada vez mais constante da tecnologia da vida dos filhos, para que eles a utilizem de forma benéfica e colaborativa com a sua própria evolução como indivíduos.

Manter o constante diálogo com os filhos sobre a tecnologia e suas implicações, prestar atenção as classificações indicativas de sites e jogos de vídeo game, além de estabelecer limites sobre a utilização de aparelhos eletrônicos, são algumas das dicas dadas pela obra e apesar de parecerem simples,  são eficazes e podem ajudar e muito na educação dos filhos.  

Confira o manual através deste link.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.