20/10/2017 às 14h40min - Atualizada em 20/10/2017 às 14h40min

Ao mestre com Carinho: Professor Kaká

Professor ensina e encanta seus alunos na sala de aula e na internet

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: reprodução / Facebook
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: reprodução / Facebook

Encantar e ensinar. Este é o lema que o professor Carlos Alberto Pereira de Campos tem seguido durante seus mais de 28 anos de profissão. Embora tenha exercido outras profissões em sua vida, Kaká (como é conhecido) entendeu desde cedo sua vocação para ensinar, descobrindo a alegria de transmitir conhecimento aos mais jovens.  “Acho que o momento mais especial da minha vida foi quando compreendi que eu realmente amava ensinar, que eu era um professor”, comenta sobre seu início de carreira.

Mas embora lesione há muitos anos, Kaká nunca seguiu aquele padrão de ensino que estamos acostumados a ver: onde um professor sério e carrancudo transmite a matéria através de meras palavras ilustradas em um quadro, enquanto exige silêncio e entendimento absoluto de seus alunos. Sempre descontraído, ele decidiu levar seu jeito brincalhão para a sala de aula, misturando Química e arte para alcançar seus alunos, retirando aquela impressão negativa que muitos tem da disciplina e abrindo-lhes os olhos para novos conhecimentos.

“A educação é um processo que depende de vários fatores. Para ensinar é preciso que o aluno esteja com todos os seus ‘canais receptores abertos’, ou seja, se ela não quiser aprender, não há como ensiná-la. Assim, porque não podemos usar a arte para incentivar as pessoas a aprender? Arte é uma linguagem universal, que pode nos tocar profundamente, seja através de um poema, um filme, uma música. Quando utilizamos estes elementos para transmitir conhecimento aos alunos, ensinar se torna muito mais fácil e divertido”, comenta.

Kaká começou compondo paródias sobre o mundo da química e, em pouco tempo, músicas como Ana Júlia (Los Hermanos) e Xote da Alegria (Falamansa) se transformaram em cantigas que ensinavam as matérias passadas em classe de forma divertida. Hoje com mais de 100 paródias em seu repertório, o professor estimula seus alunos a comporem suas próprias músicas, além de incentivá-los a utilizarem outras mídias, como o projeto “Experimentoteca”, onde os alunos criam pequenos curtas metragens de cunho didático.

Mas a sala de aula ficou pequena para Kaká, que ao acreditar que o conhecimento não deve estar restrito a uma única sala de aula, criou um canal no Youtube: o Kimikando com Kaká. No canal o professor fala sobre química de um jeito divertido e despretensioso, através de paródias e experimentos, além de retratar um pouco do seu dia a dia na sala de aula.

“Quando cantava minhas paródias na sala, os alunos as gravavam e postavam no YouTube. Quando passei a conhecer o site, entendi que ele poderia ser usado para levar a didática que nós temos em aula para as pessoas que não tenham acesso a ela. Meu objetivo nunca foi me promover com este trabalho e sim levar conhecimento as pessoas interessadas em utilizá-lo”, comenta.

Hoje o canal conta com mais de 1.300 inscritos, o que rende ao professor mensagens de estudantes de diversas regiões do país, como Rio Grande do Sul, Roraima e Goiás, pessoas que Kaká considera como seus alunos e que lhe mandam mensagens de carinho e também perguntas sobre Química. Na verdade, o canal deu tão certo que outros professores também entram em contato com Kaká para também utilizarem suas paródias em suas salas de aula, mostrando que o conhecimento é contagioso. “Ganhei uma certa projeção com o canal do YouTube, mas o que realmente me deixa orgulhoso é o fato dela vir de um trabalho voltado para a educação e formação do seu humano”, completa.

E assim, este professor segue sempre buscando novas formas de ensinar e divertir seus alunos, mostrando que, quando transmitido da forma certa, o conhecimento também pode encantar. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.