22/10/2017 às 16h32min - Atualizada em 22/10/2017 às 16h32min

Cinco métodos de estudo para te ajudar na preparação para o ENEM

Veja as dicas e chegue bem preparado para a prova

Se você está na reta final de estudos para o Enem, provavelmente pensa em formas de potencializar o aprendizado para chegar bem preparado para a prova. Apesar de não existir fórmula mágica e dicas que se adequem a todos os tipos de estudantes, há alguns métodos que são mais eficazes do que outros. Um grupo de psicólogos separou 10 técnicas em três grupos distintos: utilidade baixa, moderada e alta. Eles descobriram, por exemplo, que técnicas de estudo tradicionais, como grifar e reler um texto diversas vezes, têm baixa efetividade.

A pesquisa foi publicada pela Association for Psychological Science e teve a preocupação de selecionar técnicas que podem ser utilizadas por qualquer tipo de pessoa, mesmo se ela não tiver nenhum professor à disposição na hora dos estudos. Selecionamos, abaixo, os cinco melhores métodos para ajudar você com o Enem e outras provas.

           
            1 – Testes práticos
            Essa técnica de estudo foi avaliada como de alta utilidade. Nada mais é do que responder a questões sobre um assunto já estudado. Você pode, por exemplo, refazer as provas anteriores do Enem e realizar simulados desenvolvidos por cursinhos, instituições de ensino, projetos e publicações educacionais, como o caso do Guia do Estudante. No Enem, essa estratégia é ainda mais valiosa, já que o exame tem características próprias que podem ser observadas e absorvidas pelo estudante.
            Quanto mais testes você realizar, de acordo com os pesquisadores, melhor. Outro fator que aumenta a eficiência da técnica é repetir as questões que você errou. Mas, nesse caso, o ideal é refazê-las depois de um tempo, e não imediatamente, para fixar melhor o conteúdo.

            2 – Prática distribuída
            Tire da sua cabeça a ideia de deixar tudo para última hora. Esse hábito não é eficiente em longo prazo, ainda mais para provas que cobram uma grande quantidade de conteúdo, como é o caso do vestibular e do Enem. De acordo com os pesquisadores, a prática distribuída, que também tem nível alto de eficiência, consiste em fazer um cronograma de estudos espaçado. Ou seja, nada de estudar na véspera do Enem e também de estudar várias horas por dia, ininterruptamente. O ideal é intercalar o período de estudos com tempos de descanso.

            3 – Estudo intercalado
            Geralmente os alunos estudam o mesmo assunto em seguida, até chegar ao final de todos os tópicos relacionados ao conteúdo. De acordo com os pesquisadores, o mais eficiente é intercalar as matérias. Ao retomar um assunto, o cérebro acessa a memória de longo prazo e fixa o conteúdo em um espaço de tempo. A técnica foi considerada de utilidade moderada.

            4 – Autoexplicação
            Como o próprio nome já diz, esse método consiste em aprender o conteúdo e explicar para você mesmo. Funciona melhor com temas abstratos e tem mais utilidade se você realmente entender o conteúdo, não só repetir em voz alta com outras palavras. A repetição, por si só, não é eficiente. Também foi classificada como de média utilidade.

            5 – Elaboração de perguntas
            Questionar-se sobre o que está aprendendo, de acordo com os pesquisadores, pode render bons resultados. Nessa técnica, o estudante deve elaborar perguntas sobre o conteúdo e se perguntar sobre o porquê de determinadas explicações e fatos estudados. O método é mais eficiente se o aluno já estiver familiarizado com o tema, porque, quando ele já tem um bom conhecimento sobre o assunto, as perguntas e as respostas se tornam mais profundas e elaboradas.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.