13/10/2017 às 18h41min - Atualizada em 13/10/2017 às 18h41min

Primeiro Dia do Enólogo vem para consolidar o reconhecimento do profissional do vinho e mostrar que São Roque é especialista no assunto

Será realizado no próximo dia 20 de Outubro, sexta-feira, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (Campus São Roque) o  Dia do Enólogo. Aberto ao público e entrada franca, o evento acontecerá durante todo o dia e contará com palestras, degustações, visitas técnicas e sorteios de brindes. No mesmo dia, o instituto anunciará o vencedor do Concurso Cultural de melhor rótulo para o vinho Infinito elaborado por professores e alunos do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia.

“O evento vem pra consolidar e valorizar todo o trabalho desenvolvido desde a instalação do Instituto Federal em São Roque, como cidade da Terra do Vinho Paulista, e na formação de profissionais capacitados para desenvolver o setor de Uva e Vinho não só na cidade e no estado, mas sim em todo o Brasil”, comenta o Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, Profº. Fábio Lenk.

Entre as atividades que acontecerão no Dia do Enólogo, também será realizada a reunião da Câmara Setorial da Uva e do Vinho do Estado de São Paulo com apresentação dos produtos desenvolvidos pelos alunos do Instituto Federal.

Temas como Apresentação do Mercado Vitivinícola no País; Condução e Manejo do Vinhedo,  Harmonização; Sustentabilidade; serão abordados nas palestras por profissionais renomados no meio.  Um deles é o enófilo e especialista em vinhos, Carlos Cabral, referência no mundo da bebida, e que já confirmou presença. O Mestre e Pesquisador Científico em Vitivinicultura pelo Instituto de Agronomia de Campinas (IAC), Professor José Luiz Hernandes e o Enólogo Kanarek Junior também são presenças garantidas no evento.

Os interessados devem entrar em contato com a organização e fazer inscrição prévia enviada no seguinte e-mail: [email protected]

LOCAL: Rodovia Prefeito Quintino de Lima, 2100 - Paisagem Colonial, São Roque – SP.

 

Um pouco de História

No ano de 1976 o setor vitivinícola brasileiro começa a exigir profissionais mais atualizados e preparados para o mercado de trabalho. Com isso era necessário criar uma entidade capaz de atuar neste sentido, promovendo a integração da classe e o intercâmbio de conhecimento na produção de uvas e vinhos.

Neste sentido, surge em 22 de outubro de 1976 a Associação Brasileira de Técnicos em Viticultura e Enologia, assim designada por seguir a mesma titulação do curso de Técnico em Viticultura e Enologia oferecido pela Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek, no município de Bento Gonçalves (RS). Atualmente, a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENOLOGIA, tem como objetivo promover a cultura vitivinícola e estabelecer uma relação harmônica entre os enólogos e consumidores.

Nesta época também foi instituído, num primeiro momento em nível municipal e posteriormente nacional, o Dia do Enólogo, Dia do Técnico em Viticultura e Enologia e o Dia do Viticultor, comemorado até hoje em 22 de outubro, data de fundação da Associação.

São Roque destaca-se como um dos poucos municípios, apenas seis no Brasil, a possuírem uma instituição de ensino federal que ofereça a formação em Viticultura e Enologia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.