05/10/2017 às 14h45min - Atualizada em 05/10/2017 às 14h45min

Polícia de Mairinque realiza operação contra suposto esquema de liberação irregular de veículos

Operação GTA teve início na manhã desta quinta-feira

- Foto: Rafael Barbosa
- Foto: Rafael Barbosa

Polícia Civil de Mairinque realizou na manhã desta quinta-feira (05) uma operação que desarticulou um suposto esquema criminoso que fraudava documentos para liberar de veículos apreendidos judicialmente. A ação recebeu o nome de “Operação GTA”, em alusão ao famoso jogo de videogame cujo nome faz alusão a uma gíria americana utilizada para identificar roubo de automóveis.

A operação teve início às 04h, sendo o resultado de uma grande investigação da Polícia Civil que teve início em Mairinque. “A investigação começou a alguns meses, quando foi constatado a liberação de forma fraudulenta de veículos, que eram apreendidos já na esfera judicial. Com o tempo as investigações se desdobraram e chegamos ao momento em que desencadeamos esta operação com estes mandados de prisão e busca cumpridos na capital”, afirmou o Delegado Seccional de Sorocaba Marcelo Carriel, ao jornal TEM Notícias.

A ação foi encabeçada pela Polícia Civil de Mairinque, comandada pela Delegada Fernanda Ueda, e envolveu a mobilização de 50 policiais que entraram em campo para cumprir oito mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão temporária. Até do fechamento desta matéria, sete pessoas haviam sido detidas, sendo quatro advogados detidos na região de São Paulo que seriam apontados pelas investigações como os mentores do esquema.

Os alvos dos mandados foram direcionados a residências e quatro escritórios de advocacia dos acusados. “Tudo partia de lá (dos escritórios) para que as fraudes fossem elaboradas e executadas não apenas na região de Sorocaba, mas também em outros distritos, por isso o foco da operação na capital”, afirmou o Delegado Carriel.

Todo o material apreendido, entre computadores e documentos diversos foi encaminhado para a Delegacia de Mairinque, cuja avenida ficou interditada durante todo o dia, sendo que os acusados presos temporariamente também foram encaminhados para a delegacia para prestar esclarecimentos e realizar os procedimentos legais. Como os advogados tem direito a uma cela especial, após todos os procedimentos realizados, os suspeitos serão levados para a Cadeira de Pilar do Sul.

Segundo o advogado Airton Martins da Costa, membro da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem dos Advogados de São Paulo (AOB) os quatro acusados afirmaram que não tinham conhecimento que as documentações seriam falsas e foram procurados pelos seus clientes já com os documentos prontos, para realizarem a liberação dos automóveis


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.