04/10/2017 às 12h30min - Atualizada em 04/10/2017 às 12h30min

Graduação amplia suas possibilidades no mercado de trabalho e cabe no seu bolso

O sonho de todo estudante é conseguir passar no vestibular que projeta durante seu tempo no ensino médio e conseguir fazer o curso que tanto deseja

O mercado de trabalho está cada vez mais complicado, principalmente para dois tipos de pessoas: novos ingressantes (recém-formados em universidades e cursos técnicos) e quem não buscou se atualizar nos últimos anos.

A grande questão é que ainda existem vagas, mas nem sempre as pessoas estão plenamente capacitadas para ocupá-las. Não dá para imaginar que alguém com conhecimentos desatualizados consiga exercer bem uma função que passou por tantas mudanças. Essas modificações não aconteceram apenas em áreas específicas, mas, sim, em todos os setores.

Mais conhecimento, mais chances

A busca por uma graduação não é algo atual. O sonho de todo estudante é conseguir passar no vestibular que projeta durante seu tempo no ensino médio e conseguir fazer o curso que tanto deseja.

Muito além de sonhos, desejos e vontades, o mercado de trabalho exige capacitação. Por isso, quem chega a ele com um amplo conhecimento sobre a área terá muito mais chances de ocupar as vagas disponíveis.

A graduação não é um status, e sim uma necessidade para mostrar aos empregadores que você tem a capacidade de exercer a função que eles estão precisando.

Está mais fácil conseguir uma graduação

No entanto, muitas pessoas alegam dificuldades para chegar até uma faculdade, por exemplo. Os maiores entraves vêm do lado financeiro e também da gestão de tempo. Porém, está cada vez mais fácil conseguir iniciá-la.

Há diversas oportunidades de bolsas de estudo, descontos e cursos realizados a distância que possibilitam às pessoas adaptarem as suas condições aos estudos. Listamos as principais opções:

Prouni: o Programa Universidade para Todos foi criado pelo Ministério da Educação com o intuito de oferecer bolsas de estudo para estudantes com baixa renda em universidades privadas. É o maior programa de bolsas estudantis do Brasil e apresenta duas opções: bolsas integrais e bolsas parciais (50%). Para participar, existem algumas exigências, tais como ter estudado em escola pública e tirado a nota mínima exigida pelo MEC na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Educa Mais Brasil: é um programa de bolsas de estudo que atua há mais de uma década no país. Ele oferece bolsas parciais em instituições privadas, tendo parceria com mais de 18 mil instituições para cursos de graduação, pós-graduação e outros. As inscrições são gratuitas. Programas e bolsas institucionais: alguns estados brasileiros possuem programas de bolsa de estudo. Consulte se no seu estado há essa opção. Também existem universidades que oferecem bolsas por razões sociais e por mérito. Vale a pena fazer essa consulta. Educação / ensino a distância (EaD): um modelo educacional que tem crescido e ganhado notoriedade nos últimos anos é o EaD. Diversas instituições já oferecem essa possibilidade, que permite às pessoas fazerem seus cursos de graduação pela internet, sem a necessidade de deslocamento físico. Nesse modelo, o contato entre professor e aluno acontece por plataformas online disponibilizadas pela própria faculdade, podendo viabilizar os dias e horários de acordo com o tempo disponível do aluno.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.