22/02/2013 às 10h25min - Atualizada em 22/02/2013 às 10h25min

Taxa básica de juros e política monetária poderão ser ajustadas, diz presidente do BC

Tombini reforça que o comportamento dos preços não está fora de controle

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, salientou nesta terça-feira (19) que, quando considerar necessário, a postura da autarquia em relação à política monetária será "adequadamente ajustada".
 
— Neste ambiente macroeconômico, a Selic oscilará em patamares mais baixos do que no passado. 

A declaração foi dada durante cerimônia de lançamento do programa Otimiza BC. Tombini afirmou que o BC tem comunicado sua estratégia de atuação e que ela continua válida no momento. 
 

— Isso não significa que os ciclos monetários foram abolidos.

Ao enumerar os fatos que deram condição para que o BC reduzisse a taxa básica de juros, a Selic, ele reforçou sua avaliação de que o comportamento dos preços não está fora do controle da autarquia.
 
— Nesse contexto, quero deixar bem claro: não existe hoje no País risco de descontrole da inflação, não obstante os novos patamares de juros do País.

Entre os fatores citados por Tombini está a consolidação da estabilidade macroeconômica com cumprimento da meta por nove anos consecutivos. Ele disse também que avanços institucionais permitiram "redução significativa" dos prêmios de riscos. 

O presidente do BC mencionou ainda o aprofundamento do mercado de crédito e os resultados fiscais que beneficiaram a relação entre a dívida líquida e o PIB (Produto Interno Bruto). Esses itens, de acordo com ele, favoreceram o processo de redução da taxa de juros no País.

Tombini continuou sua lista apontando que o aumento da poupança externa também contribuiu para a queda da taxa de juros. Ao encerrar seu discurso, o presidente do BC disse que a primeira etapa do programa Otimiza BC foi vencida.

— Agora, temos de consolidar o processo e disso depende o esforço de cada um dos servidores e dos demais funcionários desta Casa para termos informação de qualidade e trabalhar com redução de custo para a indústria regulada pelo BC.

Para Tombini, o programa gera uma mudança cultural "importante" e que terá desdobramentos para várias áreas econômicas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.