27/09/2017 às 19h36min - Atualizada em 27/09/2017 às 19h36min

Vereadores não aparecem em votação das contas de Ex-prefeito Daniel

Ausência massiva dos vereadores coloca ainda mais tensão na avaliação das contas do ex-prefeito Daniel

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

A falta de quorum na Câmara de Vereadores de São Roque impediu a votação das contas do Ex-Prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, referente ao seu mandato em 2015, que deveria ter ocorrido em Sessão Extraordinária nesta quarta-feira (27), trazendo ainda mais tensão para a análise das contas do ex-prefeito.

Dos 15 vereadores que pertencem a atual legislatura, apenas Alfredo Estrada, AlacirRaysel, Flávio Brito, Piniquinho, Niltinho Bastos e Rafael Marreiro se apresentaram a sessão. Os legisladores Etelvino Nogueira, Toco, Alexandre Pierroni, Julio Mariano, Guto Issa, Marquinho Arruda, Maurinho Góes, Rafael Tanzie Cabo Jean não compareceram à Câmara para votação.

A votação das contas de Daniel deveria ter ocorrido nesta segunda (25), entretanto o vereador Etelvino Nogueira pediu o adiamento da sessão, solicitação que foi aprovada com 10 votos favoráveis, mas como a pauta deveria ser apresentada ainda nesta semana a votação foi remarcada para esta quarta.

E m sua página no Facebook, o ex-prefeito Daniel de Oliveira Costa falou sobre a votação. “Com pareceres favoráveis do Tribunal de Contas do Estado e também da comissão responsável dentro da Câmara Municipal de São Roque, estamos ansiosos com a votação de hoje, e contamos que os Nobres Edis sigam o parecer do Tribunal de Contas e da própria Comissão Permanente de Orçamento, agindo assim dentro dos limites éticos e jurídicos esperado por toda população

Mas dos 10 vereadores que votaram favoravelmente para que as votação das contas do ex-prefeito ocorressem na quarta-feira, apenas Rafael Marreirocompareceu a sessão.“Acho um desrespeito não apenas para com os parlamentares, mas também com a população que aguarda uma resposta do Legislativo sobre esta questão. É uma situação que apenas prejudica a Câmara”, afirmou o Vereador Piniquinho.

Caso 10 vereadores (2/3 da câmara) se mostrem contra as contas de Daniel, as mesmas serão rejeitadas, o que pode tornar o ex-prefeito inelegível, fato que seria a causa do adiamento da votação, segundo alguns vereadores. “Em minha opinião, como eles viram que não tinham a quantidade de votos suficiente para  rejeitar as contas, adiaram a votação na segunda, não vieram na quarta e continuarão tentando postergar a votação até conseguir o voto restante”, afirmou Flávio Brito.

Vereadores falam sobre as faltas

O Jornal da Economia tentou entrar em contato telefônico com todos os parlamentares faltantes na última sessão extraordinária, mas conseguiu falar apenas com os Vereadores Julio Mariano e Cabo Jean.

Julio Mariano afirmou que decidiu não ir por precisar de mais tempo para analisar a questão. O parlamentar diz que cabe ao Tribunal de Contas apresentar um parecer sobre pontos muito específicos da situação do Executivo, como verificar se cada setor do governo recebeu a verba devida, porém cabe ao Legislador avaliar todas as açõesdo governo do ano em questão e dar a palavra final sobre o caso. “Cabe ao legislativo fiscalizar o executivo e nós temos uma visão muito mais privilegiada sobre o município do que o tribunal de contas... Um fato que me surpreendeu, em 2015 foram gastos mais de dois milhões de reais por mês com saúde e Santa Casa, sendo que foi o pior ano da irmandade, que perdeu seu plano de saúde”, afirmou o vereador.

Já o Cabo Jean afirmou que não compareceu a sessão de quarta devido a problemas de saúde na família, porém que ainda analisa as contas e reiterou que cabe aos legisladores avaliarem muito além dos números apresentados pelo governo e sim como o a administração municipal lidou com os gastos públicos. “Estou concluindo meu posicionamento sobre o assunto, pois estou levantando alguns acontecimentos específicos sobre o ano em questão”, afirmou parlamentar.

Deste modo a votação das contas do ex-prefeito Daniel da Padaria deve ser posta em votação na segunda-feira (02), entretanto segundo o presidente da Câmara Niltinho Bastos caso se peça um novo adiamento da votação, o mesmo será posto em pauta estabelecendo um dia para que a analise seja finalmente debatida pelos parlamentares. “Acho que devemos manter um nível de coerência para o que este assunto não se estenda em demasia”, concluiu 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.