22/09/2017 às 14h36min - Atualizada em 24/09/2017 às 12h36min

Poda drástica de árvores prejudica a natureza e a saúde humana

Chamamos de poda drástica todo corte que danifica seriamente a planta

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Iran Góes.
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Iran Góes.

No Brasil, o dia da árvore é celebradono dia 21 de setembro. Às vésperas da entrada da primavera, é o dia em que devemos celebrar a vida dos seres vivos que nos dão o ar que respiramos e refletirmos sobre a importância da natureza, de forma que é o momento perfeito para abordarmos os perigos provocados por uma ação corriqueira e danosa contra as árvores: a poda drástica.

Chamamos de poda drástica todo corte que danifica seriamente a planta, um fato que salta aos olhos já que normalmente após este tipo de ação a árvore perde grande parte ou todos os seus galhos. Uma ação inconsequente que não apenas deixa um aspecto ruim para a planta, mas que pode resultar até mesmo na morte da arvore e que é considerada um crime ambiental.

“Partimos do princípio básico de que toda árvore é um bem público, logo que ela não pertence a um único indivíduo e sim a toda a população, assim como a água. Exatamente por isso que não se pode simplesmente cortar ou retirar uma arvore, mesmo que ela esteja dentro de uma propriedade particular”, afirmou o engenheiro agrônomo Iran Góes.

Iran, que já trabalhou no Departamento de Meio Ambiente da prefeitura de  São Roque e que hoje presta serviços ambientais para empresas de construção explica que é necessário conhecimento técnico para que se realize uma poda ou retirada de uma árvore e por isso qualquer um dos processos deve ser acompanhado do aval de um engenheiro agrônomo ou florestal.

Mesmo as empresas elétricas, que são vistas com frequência realizando a poda de plantas, precisam do apoio de um profissional especializado e do aval da prefeitura da cidade para realizarem este tipo de trabalho, processo que muitas vezes também não é cumprido, causando algumas vezes grandes danos ao meio ambiente local e que devem ser monitorados pelos nossos representantes legais, ou seja, vereadores e a própria prefeitura.

Muitos podem se perguntar: Mas porque tanta preocupação com uma simples árvore?

Segundo o engenheiro agrônomo, é importante ter em mente que as árvores não são responsáveis apenas pelo ar que respiramos, mas que também tem um impacto profundo na saúde de uma população. “Uma rua sem arvores pode sofrer um aumento de temperatura até 10 graus maior do que o encontrado em uma via arborizada, sem contar que bairros contam com uma boa ação de arborização sofrem de uma incidência de deficiência respiratória até 30% maior. Uma cidade que investe em suas arvores, investe em saúde”, explica o engenheiro agrônomo.

Deste modo é importante que todos nós tenhamos consciência de que quando simplesmente podamos uma arvore, também estamos nos prejudicando, além do fato de que a planta é um ser vivo e logo, não devemos simplesmente cortar uma parte dela, assim como nenhum ser humano passa por um processo de amputação sem o apoio de um médico.

Toda pessoa que quiser retirar uma arvore ou mesmo realizar um serviço de poda deve primeiramente acionar o Departamento de Meio Ambiente de sua cidade para obter autorização ou uma empresa especializada, que cuidará de todos os processos legais e realizará o trabalho sem danos ao meio ambiente.

 

As pessoas que presenciarem a realização de uma poda drástica podem denunciar o crime ao Departamento de Meio Ambiente (que em São Roque pode ser acionado através do 4712-3431), a Polícia Ambiental ou mesmo a Polícia Militar, já que a prática é considerada crime ambiental e o infrator pode ser punido com multa, além de ter que realizar o plantio de novas árvores.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.