22/09/2017 às 14h25min - Atualizada em 22/09/2017 às 14h25min

Segurança da Praça da República preocupa população

Nossa redação recebeu diversas reclamações sobre a situação da praça são-roquense

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet

A segurança da Praça da República tem preocupado comerciantes e populares que circulam por uma das áreas mais movimentadas do município. Nossa redação recebeu muitas reclamações e foi até a praça para conversar com algumas pessoas que passam ou atuam com freqüência na cidade e segundo as informações o local tem passado pouca segurança para a população.

Segundo os comerciantes, quem atua com freqüência na praça não se sente seguro por diversos motivos. “Temos com freqüência jovens utilizando a praça para consumir entorpecentes, pequenos furtos e atos de vandalismo. A pouco tempo tentaram, por exemplo, arrombar o meu estabelecimento e mesmo que não tenham conseguido, isto nos deixa com um sentimento de apreensão”, afirmou o comerciante Carlos Cláudio Brossa, que é proprietário de uma banca de revista na praça.

Outra ocorrência que teria deixado o comerciante e outras pessoas preocupadas foi a briga  que teria ocorrido durante a noite no local a aproximadamente um mês, que envolveu uma grande quantidade de pessoas e que acabou destruindo os vidros dos banheiros públicos do local, uma situação  intolerável principalmente pelo fato de ter ocorrido em uma área localizada na região central.

Além da segurança a presença de moradores de rua também incomodam muitas das pessoas que passam pelo local, que reclamam da presença de desabrigados no coreto e que utilizariam a área para dormir e estariam fazendo suas necessidades fisiológicas e tomando banho na fonte da praça, além de incomodar as pessoas ao pedirem esmolas.

“Estamos em uma estância turística, esta área deveria estar cheia de famílias que vem para apreciar a cidade, mas fica difícil fazer isso com esta situação”, afirmou o taxista Reinaldo Martins Junior.

Diante das reclamações nossa redação questionou a prefeitura de São Roque sobre o caso. De acordo com o governo municipal, a Guarda Civil Municipal de São Roque tem feito rondas na área com o intuito de inibir ações delituosas, tanto no Coreto como em todo o perímetro da Praça da República, porém a pratica fica comprometida devido ao contingente de profissionais e a demanda do município. “O nosso problema esbarra no efetivo que é pequeno para atender a demanda da cidade, onde a ação de vândalos e meliantes tem aumentado consideravelmente, muito acima do que se imagina”, afirma.

A Prefeitura também reitera que o local possui iluminação noturna de lâmpadas convencionais e de led e que no futuro considera a substituição das mesmas por meios de iluminação mais avançados.

Com relação a presença de indigentes, o governo afirma que desde maio deste ano São Roque dispõem de um serviço de abordagem social que funciona das 8h às  22h, de segunda a sexta-feirae que age  em consonância com  as leis da assistência social. “São realizadas três dias de busca ativa diurnas e noturnas  onde as pessoas em situação de rua que estão em praças, logradouros ou nas ruas recebem a oferta de serviço social. Também temos um Abrigo Institucional onde a pessoa em situação de rua (morador ou itinerante) recebe banho, alimentação e se for o caso pernoite”, explicou a Prefeitura de São Roque.

A administração afirma que com freqüência, os moradores de rua não aceitam os serviços oferecidos e quecaso a população tenha alguma informação sobre moradores de rua pode entrar em contato das 8h às 22h pelo (11) 99398-1482 / 4712-2255. Após as 22h e finais de semana as informações devem ser encaminhas para a  GCM (193).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.