22/09/2017 às 14h17min - Atualizada em 25/09/2017 às 10h30min

Casos de queimadas aumenta e preocupa autoridades de São Roque e Mairinque

Só na primeira quinzena de setembro, 47 ocorrências de queimada foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros de São Roque.

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: divulgação

Os casos de queimadas em São Roque e Mairinque tem aumentado nos últimos meses, preocupando as autoridades sobre esta prática danosa ao meio ambiente e que pode facilmente acarretar vítimas humanas.

Segundo dados divulgados pela Prefeitura de São Roque apenas nos primeiros 17 dias do mês de setembro, foram registradas 47 ocorrências atendidas de Fogo em Mato, de um total de 111 ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros de São Roque (42,35% do total das ocorrências) sendo que 30 ocorreram apenas no município, totalizando 63,82% do total de ocorrências de Fogo em Mato.

A situação de Mairinque também é preocupante, já que segundo o levantamento do Grupamento de Bombeiros da cidade, em agosto foram atendidas 29 ocorrências, atingindo uma área de 105 mil m². Para termos de comparação, no mês de julho, a quantidade de ocorrências registradas chegou a 25 e o impacto não passou de 32 mil m², simbolizando um aumento de 70% em questão de área atingida.

O aumento das queimadas tem preocupado as autoridades, já que o efetivo de bombeiros de Mairinque e São Roque é pequeno para atender todas as demandas, principalmente levando em consideração as outras diversas ocorrências atendidas pelos bombeiros todos os dias. No caso de São Roque a situação é ainda mais dramática, visto que com um efetivo diário de nove soldados por turno, os profissionais atendem São Roque, Mairinque, Ibiúna, Alumínio e Araçariguama, além de outras cidades em caso de acidentes.

Por conta disso, a conscientização das pessoas com relação a queimadas ainda é a principal arma para combater este tipo de incidente. Manter terrenos limpos e sem materiais combustíveis, observar o aparecimento de focos de incêndio e avisar imediatamente o Corpo de Bombeiros  ou Defesa Civil, não tentar combater um incêndio sozinho, não jogar pontas de cigarros acesos em terrenos baldios ou em margens de rodovias e evitar iniciar fogueira próxima a mata são dicas importantes para a prevenção de queimadas. Tomar cuidado para que crianças não brinquem com fósforos ou isqueiros também é importante.

Cuidados que valem em dobro no inverno, por ser uma época de poucas chuvas. “Pedimos a população por cuidado e que nos ajude a evitar o fogo em mato, uma vez que ele pode atingir residências, escolas e vias podendo causar acidentes graves de transito por atrapalhar a visibilidade de estradas e rodovias, além de poluir e prejudicar a qualidade do ar”, orienta a Tenente Fernanda Monma, comandante do Corpo de Bombeiros de São Roque.

Em caso de emergência a pessoa deve ligar 193, mantenha-se calmo, dizer seu nome, número do telefone que está usando.  Se for orelhão, diga o número que está escrito no aparelho, informe ao atendente a sua emergência e passe o maior número de dados possível, assim feito aguarde a confirmação do atendente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.