18/09/2017 às 16h25min - Atualizada em 18/09/2017 às 16h25min

Varejo emprega quase metade dos profissionais em busca do primeiro emprego em São Roque

Um dos dados levantados mostra que atualmente cerca de 10 mil pessoas estão empregadas em empresas associadas ao SINCOMÉRCIO

O varejo são-roquense é responsável pela contratação de aproximadamente metade dos profissionais em busca do primeiro emprego, segundo estudo apresentado pelo Sindicato do Comércio Varejista de São Roque e região (SINCOMÉRCIO), em reunião realizada no dia 05 de setembro e que recebeu 25 Presidentes à frente dos Sindicatos do Comércio Varejista do Interior, que abrangeatualmente 52 cidades.

A reunião mensal tratou de diversos temas relacionados com economia, comércio e contratações, apresentando dados importantes sobre o varejo. Um dos dados levantados mostra que atualmente cerca de 10 mil pessoas estão empregadas em empresas associadas ao SINCOMÉRCIO.

Entretanto o dado mais importante mostra que, de acordo com o estudo, entre janeiro de 2013 a julho de 2017, o comércio varejista contratou quase metade das admissões referentes a contratação formal, sendo o subsetor que mais empregou trabalhadores em busca da sua primeira experiência profissional.

Segundo economista da FECOMERCIO, Jaime Vasconcelos, o estudo teve o intuito de avaliar qual o papel do comércio de varejo na geração do primeiro emprego e os resultados oficiais animaram os representantes do setor em São Roque. “Das mais de 5.700 vagas de primeiro empregos geradas este ano em São Roque, neste período de cinco anos, praticamente 50%foram geradas pelo comércio varejista, que é disparado o setor que oferece mais oportunidade ao trabalhador que não conta com experiência”, afirmou o economista.

A contratação temporária acaba sendo um processo importante na busca pelo primeiro emprego e Vasconcelos diz que ele é uma espécie de meio de campo entre o trabalhador que não possui experiência e a sua primeira oportunidade profissional, processo que se intensifica nos períodos de outubro e novembro, quando as empresas se preparam para a chegada daépoca natalina. “O Natal é a principal data para o varejo, pois neste período ele tem uma receita de vendas de 20% a 30% a mais do que a média dos outros meses, ou seja, é um período de melhoria de vendas para o empresário o que gera oportunidade de trabalho para o empregado, incluindo aquele que não conta com experiência no ramo”, diz o economista.

Economista da FECOMERCIO, Jaime Vasconcelos, fala sobre os resultados da pesquisa

Brasil e o varejo se recuperam

Com um período de inflação mais baixa e a parada do retrocesso no mercado de trabalho, o varejo espera um período de vendas melhor do que praticado no final do ano passado. Mesmo no período de crise, a economia nacional começa a passar por uma etapa de reação e embora a especialistas afirmem que a recuperação total na econômica do país possa demorar em torno de cinco anos, este período de melhora já é sentido e anima o comércio, consequentemente gerando mais oportunidades.

“Os números mostram que a crise está passando e neste momento de crescimento, mesmo que tímido, contamos com um comércio forte e diversificado em São Roque, que sendo uma cidade turística com tantos atrativos e que se localiza tão perto da capital, pode acolher as pessoas que venham nos visitar, além da população local”, afirmou Luiz Fernando Vaz, gerente do SINCOMÉRCIO de São Roque.

O SINCOMÉRCIOtem buscado alavancar o varejo na cidade através de diversos eventos na Praça da Matriz e lançando também uma campanha institucional chamada “Descubra como é bom comprar em São Roque”, incentivando o consumidor a realizar suas compras na cidade. O órgão também tem realizado reuniões com o CONTUR municipal para estudar formas de alavancar o comércio e atrair o munícipe e o turista, o que inevitavelmente movimenta o varejo.

O intuito é criar um polo turístico similar ao que ocorre na região de Canguera, na famosa Rota do Vinho, e para que a região central também seja atrativa aos visitantes o órgão busca apoio da Prefeitura da Cidade. “Temos procurado alavancar a visita ao centro da cidade e contamos com a ajuda do governo municipal para movimentarmos também esta região”, conclui Luiz Fernando.

“Temos procurado alavancar a visita ao centro da cidade e contamos com a ajuda do governo municipal para movimentarmos também esta região”,

conclui o gerente do SINCOMÉRCIO de São Roque Luiz Fernando

E assim, aproveitando este período de crescimento econômico, aliado ao época de fim de ano e de um maior índice de ofertas de trabalho, o indicado ao trabalhador que esteja buscando oportunidades é elaborar um bom currículo e buscar diretamente as empresas, se apresentando e deixando suas qualificações como forma de mostrar pro-atividade.

Embora a experiência seja importante, um profissional em seu primeiro trabalho pode se destacar no comércio varejista ao mostrar que consegue atuar em equipe, que tem flexibilidade de horários e que consegue ser versátil o suficiente para trabalhar em vários setores da empresa. “Vamos bater perna na rua e trabalhar com afinco, pois com um bom desempenho as chances efetivação ficam muito maiores”, completa o economista Vasconcelos. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.